terça-feira, 8 de abril de 2014

Luiz Fagundes Duarte anuncia que representação dos Açores na Feira do Livro será revitalizada

O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura anunciou hoje, na Horta, que a representação dos Açores na Feira do Livro de 2014 será reorganizada, numa medida de revitalização da presença regional no principal certame cultural a nível nacional.

Luiz Fagundes Duarte, que falava na Assembleia Legislativa, num debate sobre a promoção dos produtos culturais açorianos, referiu com satisfação a presença de cerca de duas dezenas de editores dos Açores na principal feira de livros nacional em 2013.

O Secretário Regional manifestou, por outro lado, a intenção do Governo em “não interferir na atividade dos privados”, a quem compete encontrar os seus mercados.

“Nós temos a consciência da necessidade de produtos culturais açorianos com qualidade” por parte das comunidades emigrantes, fornecidos designadamente pelas Casas dos Açores, contudo os custos que comportam, nomeadamente alfandegários, tornam essa medida inviável, salientou.

Luiz Fagundes Duarte adiantou que a atuação do Governo nesta matéria obedece a uma “estratégia” que assenta em três pilares, designadamente a formação, a divulgação e a comercialização.

Na formação dos agentes culturais, individuais e coletivos, estão em curso várias ações que visam levá-los a criar e preservar “condições para apresentarem os seus trabalhos e evoluírem” nas suas carreiras.

Quanto à divulgação cultural, Luiz Fagundes Duarte revelou que estão em curso negociações, nomeadamente com um operador de televisão, com vista à criação e divulgação dos acontecimentos culturais que ocorrem por toda a Região.

O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura salientou, por outro lado, que o Executivo não pretende, na área da comercialização, “interferir com a atividade dos privados”, já que, ao intervir nas áreas da formação e de divulgação, garantirá a ”qualidade dos produtos culturais” a oferecer aos diversos públicos.


Anexos:
2014.04.08-SRECC-ProdutosCulturais.mp3
GaCS

Sem comentários: