sábado, 12 de abril de 2014

Proteção Civil transmite segurança a quem vive na Região e a quem a visita, afirma Luís Cabral

O Secretário Regional da Saúde afirmou que um dos objetivos do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores é “transmitir cada vez mais segurança” a quem vive na Região e a quem a visita.

Luís Cabral, na conferência que proferiu sexta-feira no âmbito do III Curso Intensivo de Segurança e Defesa, salientou que é uma preocupação constante do Governo “otimizar o sistema e torná-lo mais eficaz”.

O Secretário Regional lembrou que, desde os primeiros tempos do povoamento até aos nossos dias, há relatos de catástrofes nos Açores que provocaram danos humanos e materiais de grande dimensão.
“Foi essa história e os acontecimentos mais recentes que justificaram a criação de um organismo capaz de orientar e coordenar as diversas entidades ao nível da Região Autónoma dos Açores, de modo a acautelar a segurança das pessoas”, referiu Luís Cabral.

O sismo de 1980, que destruiu grande parte das ilhas Terceira, S. Jorge e Graciosa, deixou claro que a Região precisava de sistema organizado que pudesse dar resposta a essas situações, tendo sido criado, em 1984, o Serviço Regional de Proteção Civil dos Açores, “cuja capacidade de resposta tem vindo a ser progressivamente melhorada, através de uma rotina operacional, de formação, de simulações e de prevenção”, frisou Luís Cabral.
O Secretário Regional da Saúde agradeceu ao diretor do Instituto de Defesa Nacional a escolha da Região Autónoma dos Açores para a realização deste curso que visa a formação de cidadãos, “tornando-os mais capazes de intervir em questões relacionadas com a defesa e a segurança nacional”.
Luís Cabral manifestou ainda a expectativa de que os conhecimentos adquiridos permitam a essas pessoas “colaborar de uma forma prática com as instituições regionais”.
Anexos:
2014.04.11-SRS-CursoDefesa.MP3
GaCS

Sem comentários: