sábado, 27 de fevereiro de 2016

Esclarecimento do Governo dos Açores

O Governo dos Açores, tendo em conta as notícias vindas a público sobre as críticas e acusações feitas pelo PSD/Açores quanto a uma alegada demora na reposição do cabeço que colapsou no Porto de São Roque do Pico, entende ser necessário esclarecer o seguinte:

O Governo dos Açores reitera o que foi anteriormente afirmado sobre a operação dos navios 'Mestre Simão' e 'Gilberto Mariano', com a rampa de popa, no Porto de São Roque do Pico: esta operação só será retomada quando se entender que estão reunidas todas as condições para que decorra com a garantia da maior segurança e normalidade.

Para que tal aconteça, a Direção Regional dos Transportes (DRTr) adjudicou à empresa Proman, no dia 14 de setembro, a elaboração de um “Estudo de dimensionamento de cabeços de amarração das estruturas de acostagem dos terminais de passageiros dos portos da Madalena e de São Roque do Pico, da Horta, no Faial, e de Velas, em São Jorge”.

A DRTr recebeu o relatório final deste estudo a 18 de dezembro, e remeteu-o imediatamente à Portos dos Açores.

No mesmo dia, o referido relatório final foi enviado pela Portos dos Açores ao projetista da 'rampa roll on / roll off' (RO/RO) do Porto de São Roque do Pico, para que este se pronunciasse sobre o mesmo.

O projetista entregou a sua análise a 15 de fevereiro.

Na sequência dessa análise, a Portos dos Açores encomendou os cabeços necessários para a instalação no Porto de São Roque, estando prevista a sua entrega dentro de um mês, de acordo com a informação recebida do fornecedor.

Após a receção dos mesmos, irá proceder-se à sua instalação, que requer um período de um mês e meio, para permitir a execução e cura (secagem) do betão, por forma a poder ser utilizado.

Acresce ainda que o transporte de viaturas de e para a ilha do Pico continuou a ser realizado, através do Porto da Madalena, sempre que as condições o permitiram, não tendo esta ilha ficado privada desse transporte.

Convém ainda referir que a face sul do cais do Terminal Marítimo João Quaresma já se encontra em pleno funcionamento.



GaCS

Sem comentários: