sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Médicos veterinários desempenham “função primordial” nos Açores, afirma Neto Viveiros

O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente afirmou hoje, em Ponta Delgada, que os médicos veterinários desempenham uma “função primordial” numa economia assente na produção agropecuária, salientando que, nesse sentido, o Governo dos Açores reforçou a contratação destes especialistas cumprindo “um compromisso assumido” nesta legislatura.

Luís Neto Viveiros, que falava na cerimónia de posse da Delegação dos Açores da Ordem dos Médicos Veterinários, frisou que, desde 2013, o Executivo já aumentou em mais de uma dezena os especialistas que trabalham nos serviços oficiais.

Na sua intervenção, o titular da pasta da Agricultura assegurou que este esforço vai ser prosseguido, destacando o contributo do trabalho dos médicos veterinários para os sucessos alcançados na Região ao nível do melhoramento genético, do bem-estar e, especialmente, da sanidade animal.

“Um trabalho sincronizado também com o esforço que o Governo tem colocado nestas áreas, que os próprios agricultores têm tido e as suas organizações”, frisou.

Neto Viveiros destacou especialmente “o sucesso que todos conseguimos atingir no âmbito do Programa de Erradicação da Brucelose”, assim como o contributo decisivo dos Açores para que Portugal fosse declarado 'País de Risco Negligenciável de EEB- Encefalopatia Espongiforme Bovina'.

O Secretário Regional revelou ainda que, na sequência da intensa campanha regional de rastreio à tuberculose bovina que está a ser desenvolvida com a cooperação das associações agrícolas, particularmente em S. Miguel e no Pico, já se obtiveram “bons resultados num espaço de tempo relativamente curto”.

“Fomos notificados pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária [autoridade veterinária nacional] que, face aos resultados obtidos neste programa de rastreio, reduzimos para 33% o número de intervenções que é necessário fazer nos animais da Região”, salientou.

“O objetivo que perseguimos é o da excelência”, tendo em vista contribuir para a capacidade exportadora da Região e, por esta via, para o aumento do rendimento dos produtores de carne e leite e criadores de novilhas, assim como para a garantia da segurança alimentar e saúde pública, afirmou Neto Viveiros.

Nesse sentido, frisou que o Governo dos Açores, pelo quarto ano consecutivo, aumentou as verbas destinadas à sanidade e ao melhoramento animal, representando em 2016 um reforço de 19%.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: