sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Política social é uma das traves-mestras da ação do Governo dos Açores, afirma Andreia Cardoso

A Secretária Regional da Solidariedade Social reafirmou hoje, em S. Miguel, que a política social constitui uma das “traves-mestras” do programa do Governo dos Açores que, “acima de tudo, apresenta resultados para as pessoas”.

“Uma política social que, até ao limite dos nossos recursos e das nossas competências, desenvolvemos por toda a Região em parceria com centenas de instituições privadas e milhares de Açorianos, numa rede sem paralelo no país, sobretudo pela qualidade do apoio que presta a outros Açorianos que se encontram em situação de maior fragilidade”, frisou Andreia Cardoso.

A Secretária Regional falava na apresentação do projeto para adaptação e ampliação de um edifício para Centro de Dia e Centro de Noite na Freguesia de Nossa Senhora da Ajuda (Bretanha), no concelho de Ponta Delgada, um investimento do Governo dos Açores que ultrapassa meio milhão de euros.

Andreia Cardoso, em declarações no final da apresentação, salientou que “a concretização deste projeto permitirá criar uma resposta diferenciada e alternativa à institucionalização dos idosos em lar, evitando o seu desenraizamento, permitindo mantê-los integrados nas suas comunidades e junto das suas famílias”.

“Nesse sentido, o Governo dos Açores está também determinado em reforçar o serviço de apoio domiciliário”, reafirmou, lembrando que, no início desta semana, foi publicado o despacho que procede ao ajustamento do valor definido para a valência de Serviço de Apoio ao Domicílio do modelo de financiamento das Instituições Particulares de Solidariedade Social, garantindo às instituições “condições para adaptar e alargar o serviço que prestam às necessidades efetivas dos seus utentes".

A valência agora apresentada terá capacidade para 25 utentes em Centro de Dia e para um máximo de nove utentes em Centro de Noite.

O concurso público para esta empreitada foi publicado quinta-feira em Diário da República.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: