sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

“Encontrar pontes entre todos os intervenientes” é o objetivo do Fórum do Leite, afirma Neto Viveiros

O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente afirmou, na Praia da Vitória, que o objetivo do Governo dos Açores com a realização do Fórum do Leite, que hoje reúne pela segunda vez, é “encontrar pontes entre todos os intervenientes” para que a Região possa “vingar no mercado internacional”.

Luís Neto Viveiros, em declarações aos jornalistas antes do início dos trabalhos, salientou que essas “pontes” passam pela definição de estratégias e pela congregação de esforços em prol da fileira do leite.

Nesse sentido, frisou que se pretende ultrapassar as atuais dificuldades derivadas do excesso de produção internacional e, nos Açores, da baixa de preços que advém de circunstâncias alheias à Região, “designadamente do fim do regime de quotas e da retração de mercados” emergentes, mas também perspetivar o desenvolvimento futuro.

O fórum, que tem como tema central 'Comunicação e Internacionalização: Oportunidades e Desafios da Fileira do Leite e Lacticínios da Região Autónoma dos Açores', reúne, além dos oradores convidados, o presidente da Federação Agrícola dos Açores, Jorge Rita, o representante da Associação Nacional de Indústrias e Lacticínios, Jorge Costa Leite, e o representante da LactAçores, António Aguiar.

Um dos oradores convidados deste segundo encontro é Francisco Avillez, recentemente nomeado 'special adviser' do Comissário Europeu para a Agricultura, Phil Hogan.

Francisco Avillez, professor do Instituto Superior de Agronomia, lidera uma equipa que, a pedido do Governo dos Açores, tem vindo a desenvolver um minucioso trabalho de caraterização técnico-económica da fileira do leite. 

As conclusões do II Fórum do Leite serão apresentadas numa conferência de imprensa conjunta que se realizará pelas 17h00, nas novas instalações da Escola Profissional da Praia da Vitória, na ilha Terceira.

Anexos:
2016.02.12-SRAA-II FórumLeite.MP3

GaCS

Sem comentários: