quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Secretaria Regional da Saúde promove curso de resposta em caso de catástrofe

A Secretaria Regional da Saúde, através do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, promove, a partir de hoje, a realização do curso 'Medical Response to Major Incidents' (MRMI), que visa formar os profissionais de saúde para uma resposta adequada em casos de catástrofe.

O curso, que decorre no Centro de Formação Belo Jardim, na Praia da Vitória, tem lugar em dois períodos, de 17 a 19 e de 21 a 23 de fevereiro, contando com 160 participantes das mais diversas áreas da proteção e socorro, nomeadamente da Proteção Civil, GNR, PSP, Marinha e Força Aérea, além de bombeiros, médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e gestores.

Esta formação é organizada pelo grupo de instrutores de MRMI do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM), coordenado por Pedro Ramos, diretor do Serviço de Urgência do SESARAM, e conta com o apoio da European Society for Trauma & Emergency Surgery (ESTES).

Na sequência desta iniciativa conjunta, que resulta da excelente relação de proximidade e cooperação entre os Governos das duas Regiões Autónomas, o Secretário Regional da Saúde da Madeira, João Faria Nunes, visita os Açores entre 20 a 22 de fevereiro.

Os responsáveis pela pasta da Saúde nos Açores e na Madeira estarão, por isso, presentes na sessão do segundo período do curso MRMI que terá lugar domingo, 21 de fevereiro.

Nesta formação na área da saúde, está prevista a participação de médicos e enfermeiros dos hospitais do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, de Santo Espírito da Ilha Terceira, em Angra do Heroísmo, e do Hospital da Horta, assim como das várias Unidades de Saúde de Ilha de toda a Região.

O Presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, José Dias, salientou que este curso é “claramente uma mais-valia”, uma vez que todas as formações para situações de exceção em regiões como os Açores são “relevantes”, especialmente pela “articulação conjunta” entre os agentes de proteção civil e as entidades com responsabilidade de intervenção nestas situações.

A formação ministrada neste curso é baseada num modelo de simulação avançada, treinando toda a cadeia de comando, cenário do acidente, transportes, pré-hospitalar, gestão de hospitais face a cenários de multivítimas, triagem, corredores de evacuação e estrutura da comunidade que possa utilizar na resposta a um incidente multivítimas.



GaCS

Sem comentários: