segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Respostas sociais disponibilizadas às famílias açorianas são forma de “honrar a Autonomia”, afirma Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo afirmou hoje que as centenas de respostas sociais disponibilizadas em todas as ilhas da Região, em parceria com as instituições, constituem, também, uma forma de “honrar a Autonomia” que produz resultados para as famílias açorianas.

“Esta é uma forma de honrar a nossa Autonomia e de servir o Povo Açoriano, porque é, também, a forma pela qual esta Autonomia se traduz em resultados colocados ao serviço” das famílias, salientou Vasco Cordeiro.

O Presidente do Governo falava na apresentação do projeto do novo Centro Intergeracional de Vila Franca do Campo, um investimento de cerca de dois milhões de euros localizado na freguesia de Ponta Garça, numa cerimónia que decorreu no mesmo dia em que foi publicado em Diário da República o concurso para a construção da primeira fase desta obra.

Vasco Cordeiro frisou que este trabalho de apoio social aos Açorianos é possível porque há, por todas as ilhas da Região, centenas de Açorianos que, nas Santas Casas da Misericórdia e nas Instituições Particulares de Solidariedade Social, “dão o seu tempo e o seu trabalho para podermos construir e manter respostas deste tipo”.

Na apresentação deste investimento, que prevê, nesta fase, uma creche e um centro de actividades de tempos livres para servir cerca de 100 crianças, Vasco Cordeiro assegurou que a obra, à semelhança de outras concretizadas ou em fase de conclusão em todas as ilhas, tem o objetivo de qualificar e ampliar as respostas sociais.

“É, também, fruto deste trabalho que prevemos que, ainda durante este ano, as famílias do Nordeste, de Ponta Delgada e de São Roque do Pico tenham à sua disposição quatro novas creches e um centro de atividades de tempos livres para servir cerca de 250 crianças”, anunciou o Presidente do Governo dos Açores.

De acordo com Vasco Cordeiro, este é um trabalho que tem sido feito ao longo desta legislatura e desenvolvido num tempo particularmente exigente para as famílias açorianas e, também, para o Governo, e que não se circunscreve apenas à construção de infraestruturas.

Nesse sentido, Vasco Cordeiro apontou os exemplos do Complemento do Abono de Família para Crianças e Jovens, uma medida regional que abrange cerca de 35 mil jovens em todo o arquipélago e que, este ano, foi reforçada em 15 por cento, do Complemento Regional de Pensão que, ao longo desta legislatura, teve um reforço de cerca de 10 por cento, ou do apoio às famílias nos descontos para creches, jardins-de-infância e amas, que podem ir até 50 por cento, consoante o número de filhos.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: