sábado, 27 de fevereiro de 2016

Espaços TIC garantem a jovens acesso a tecnologias de forma segura e controlada, afirma Brito e Abreu

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia disse hoje que o Centro Socioeducativo e Tecnológico da freguesia de Santo António, no concelho de Ponta Delgada, é “um bom exemplo” da importância que os espaços dedicados à Tecnologia de Informação e Comunicação podem ter para os jovens que, depois das atividades escolares, “passam tempo de lazer, de estudo, tendo acesso a informação, música, vídeos, cultura num espaço seguro e controlado”.

Fausto Brito e Abreu falava na inauguração das obras de reabilitação do Centro Socioeducativo e Tecnológico de Santo António, uma iniciativa da Associação Norte Crescente, que contou com o apoio do Governo dos Açores, através do PRORURAL e do concurso para apoio ao funcionamento dos espaços TIC.

O Secretário Regional salientou a importância destes espaços para garantir o acesso gratuito a meios informáticos, em especial numa região insular como os Açores.

“Estes meios fazem com que a distância geográfica não seja equivalente a isolamento e que estejamos em contacto com o que se vai passando no mundo à nossa volta”, frisou.

Para além de um acesso generalizado da sociedade açoriana aos meios de informação e comunicação, Brito e Abreu disse ainda que, para o Governo dos Açores, “é muito importante dar atenção a alguns grupos que têm necessidades especiais, e para quem a tecnologia pode, de facto, fazer uma diferença importante para a sua qualidade de vida”.

“Através da Internet, por exemplo, os cidadãos mais idosos podem ter um envelhecimento mais ativo e combater o isolamento que por vezes sentem”, afirmou o Secretário Regional, salientando também que “através das novas tecnologias os cidadãos com deficiência podem ter mais qualidade de vida”.

Nesse sentido, lembrou que está aberto um concurso para apoios financeiros à aquisição de equipamentos informáticos adaptados e software para cidadãos com deficiência, podendo candidatar-se escolas públicas e instituições privadas de solidariedade social da Região cujos estatutos incluam atividades com pessoas com deficiência.

No âmbito do Programa de Governo Regional, está previsto, nas medidas para atingir objetivos específicos na área da ciência e tecnologia, o apoio à aquisição e à instalação de equipamentos e de infraestruturas no âmbito das TIC, tendo sido concedido um apoio anual de 450 mil euros para apoiar a manutenção da rede de cerca de 60 espaços TIC existentes na Região.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: