sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Unidade de Saúde de Ilha do Faial é a primeira nos Açores com certificado de qualidade

A Unidade de Saúde de Ilha (USI) do Faial recebeu hoje o Certificado de Acreditação de Qualidade em Cuidados de Saúde Primários, sendo, desta forma, a primeira nos Açores a concluir o processo de Certificação de Qualidade.

O Secretário Regional da Saúde destacou, na cerimónia que decorreu no Centro de Saúde da Horta, o trabalho dos profissionais da USI, assim como a excelente relação com a Direção Geral de Saúde para este processo de acreditação ser uma realidade, depois de ter lançado o desafio às Unidades de Saúde de Ilha no início desta legislatura.

“É graças ao empenho de todos os profissionais que se consegue apostar na melhoria contínua dos cuidados que são prestados à população, o que ajuda a consolidar mais rapidamente a cultura da qualidade global dos serviços”, frisou Luís Cabral.

O Secretário Regional salientou que a promoção e a garantia da qualidade, assim como a melhoria contínua dos serviços de saúde deve ser um “imperativo” de todos os que dedicam a sua vida profissional ao serviço público, especialmente na área da saúde.

“Acreditamos, por isso, que este reconhecimento oficial e público da qualidade dos serviços de cuidados acreditados confere aos Açorianos uma maior confiança nesta unidade e, assim, no seu Serviço Regional de Saúde”, acrescentou.

Na sua intervenção, o Secretário Regional destacou o aumento do número de consultas na Unidade de Saúde de Ilha do Faial ao longo dos últimos anos, tendo-se verificado um crescimento constante desde 2012, ano em que se registaram 25 mil consultas, que aumentaram para 28 mil em 2013, 30 mil em 2014 e cerca de 31 mil consultas no ano passado.

Luís Cabral defendeu a necessidade de continuar a trabalhar para a acreditação e certificação das outras unidades de saúde da Região, tendo em vista “proporcionar a qualidade assistencial que todos os Açorianos merecem, as condições de trabalho que os profissionais de saúde exigem e fazer do Serviço Regional de Saúde uma referência nacional no que respeita ao exercício da promoção da saúde”.

A entrega do Certificado de Acreditação à Unidade de Saúde de Ilha do Faial contou com a presença do Diretor Geral da Saúde, Francisco George.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: