sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Indicador de Atividade Económica dos Açores de 2015 regista o dobro do valor do ano anterior

Os dados hoje publicados pelo Instituto Nacional de Estatística confirmam a subida constante do Índice de Atividade Económica dos Açores que, em dezembro de 2015, fechou com 4,96, o que representa mais do dobro do que no final de 2014.

O Vice-Presidente do Governo dos Açores, num comentário a este indicador, manifestou satisfação por se ter registado em 2015 “um crescimento da atividade económica e uma aceleração da produção todos os meses superior ao mesmo mês do ano anterior”.

Para Sérgio Ávila, há mesmo “um particular destaque no último trimestre de 2015, que fecha com o maior crescimento dos últimos três anos”.

“Este indicador de atividade económica permite medir o estado geral da economia e todos os indicadores de produção e, nesta perspetiva, é com satisfação que vemos que 2015 foi um ano claro de retoma da atividade económica e que essa retoma tem vindo a crescer”, frisou.

O Vice-Presidente reiterou a convicção de que a Região está “no caminho certo”, perspetivando que “neste ano de 2016 se possa incrementar ainda mais a aceleração da atividade económica que já se sente nos Açores, a bem do emprego, a bem da criação de riqueza e a bem do rendimento dos Açorianos”.

O Índice de Atividade Económica é um indicador de síntese construído para acompanhar a evolução, no curto prazo, da economia regional, a partir de séries de referência da atividade económica.

As séries utilizadas na obtenção do IAE-Açores foram o “Leite Entregue nas Fábricas”, o “Gado Abatido”, a "Pesca Descarregada”, a “Produção de Energia”, a “Produção de Produtos Lácteos”, o “Consumo de Energia na Indústria”, a “Venda de Cimento”, os “Empregados na Construção Civil”, os “Passageiros Desembarcados Via Aérea”, as “Dormidas nos Estabelecimentos Hoteleiros”, os “Créditos Bancários Concedidos”, o “Número de Prédios Transacionados” e o “Número de Levantamentos Multibanco”.

Anexos:
2016.02.12-VPGR-ÍndiceAtividadeEconómica.mp3

GaCS

Sem comentários: