quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Governo dos Açores investe, através do Plano Regional de Leitura, mais de 14 mil euros nas escolas do 1.º Ciclo

O Governo dos Açores dotou todas as escolas do 1.º Ciclo com um conjunto de 19 livros, além de um pacote de material multibásico, num investimento superior a 14 mil euros, anunciou hoje o Secretário Regional da Educação e Cultura.

Avelino Meneses, que falava, em Angra do Heroísmo, na apresentação das novas comissões Coordenadora e Científica do Plano Regional de Leitura (PRL), salientou que o livro e a leitura "adquiriram uma premência ainda maior" com a implementação do ProSucesso – Açores Pela Educação, programa de promoção do sucesso escolar, no início do ano letivo 2015-2016.

O titular da pasta da Educação frisou que o primeiro eixo da ação do ProSucesso foca-se precisamente “na qualidade das aprendizagens dos alunos" e tem como prioridade "a promoção da literacia de leitura, que implica a reflexão e a compreensão de textos multimodais impressos ou digitais e das mais variadas forma de expressão escrita, oral e multimédia”.

Este investimento hoje anunciado, segundo Avelino Meneses, tem em consideração que o programa de promoção do sucesso escolar nos Açores “incide muito” no ensino básico, sobretudo no 1.º Ciclo, onde se torna desejável “a deteção e resolução precoce de dificuldades de aprendizagem, antes que se tornem de todo irrecuperáveis”.

Nesse sentido, Avelino Meneses salientou o facto de, pela primeira vez, a Comissão Coordenadora do PRL, alargada com a inclusão de representantes da Direção Regional da Cultura, que se “justifica pelo trabalho deste departamento na criação de públicos leitores”, integrar docentes do 1.º Ciclo, já que “os seus alunos são o público alvo da promoção da literacia de leitura”.

A Comissão Coordenadora do PRL, presidida por Lúcia Tavares Santos, da Direção Regional da Educação, é constituída, conforme despacho hoje publicado em Jornal Oficial, por Ana Faustino, Ana Fonseca, Catarina Azevedo, Filipa Magalhães, Madalena San-Bento, Paula Cabral, Paula Sousa Lima e Raquel Valadão.

Por seu lado, a Comissão Científica é presidida por Manuel Tomás Costa, integrando ainda Maria João Cavaco e Víctor Rui Dores.

O Secretário Regional da Educação e Cultura expressou, em nome do Governo dos Açores, um "sincero agradecimento" a todos os que “persistem nestas comissões e aos que ingressam agora”.

Anexos:
2016.02.25-SREC-ComissoesPRL.mp3

GaCS

Sem comentários: