terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Avelino Meneses aponta os Açores como exemplo de boas práticas na gestão das finanças públicas

O Secretário Regional da Educação e Cultura apontou hoje, na Ribeira Grande, em São Miguel, os Açores como um exemplo de boas práticas na gestão das finanças públicas.

“Coletivamente, os Açores não contribuíram para o colapso das finanças públicas que veio a justificar uma assistência externa a Portugal e que obrigou também a Madeira à adoção de um programa de ajustamento”, afirmou Avelino Meneses, que falava na cerimónia de entrega do prémio ao projeto da Escola Secundária da Ribeira Grande no âmbito do concurso de literacia financeira 'Todos Contam'.

Na sua intervenção, Avelino Meneses salientou que “individualmente, o acréscimo da literacia financeira de cada Açoriano aumentará a responsabilidade financeira de cada um de nós”.

Daqui resulta, frisou o Secretário Regional, a possibilidade de um contributo para “a evidência de umas finanças mais sãs, logo também muito mais capazes de alavancar o desenvolvimento”.

Avelino Meneses manifestou nesta cerimónia, que contou com a participação de responsáveis do Banco de Portugal, uma das entidades promotora do concurso nacional 'Todos Contamos', satisfação pelo facto do prémio concedido à Escola Secundária da Ribeira Grande ser constituído por meio milhar de livros.

“A escola é por essência a casa do livro”, a que acresce o facto de que “a leitura, o ato de ler, ser o único vício que não faz mal”, afirmou.

O concurso 'Todos Contam', da responsabilidade do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, entidade composta pelo Banco de Portugal, pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e pelo Instituto de Seguros de Portugal, em parceria com o Ministério da Educação e Ciência, enquadra-se nos trabalhos do Plano Nacional de Formação Financeira e tem como objetivo premiar os melhores projetos de formação financeira implementados nas escolas portuguesas.

Anexos:
2016.02.16-SREC-TodosContam.mp3

GaCS

Sem comentários: