quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Rodrigo Oliveira defende “apoio decisivo” da União Europeia às regiões afetadas pela crise no setor leiteiro

O Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas defendeu, em Bruxelas, a necessidade de a União Europeia “apoiar decisivamente” as regiões, como os Açores, com vocação para a produção leiteira, alertando para a “grave crise” que se vive neste setor.

“A União Europeia tem que apoiar decisivamente aqueles setores mais tradicionais em que regiões, como os Açores, têm vocação, neste caso para a produção leiteira”, afirmou Rodrigo Oliveira, considerando que “as respostas da União Europeia à crise do setor leiteiro têm sido, acima de tudo, insuficientes e mal direcionadas”.

Rodrigo Oliveira, numa intervenção quarta-feira no plenário do Comité das Regiões, durante o debate do projeto de parecer sobre ‘Inovação e Modernização da Economia Rural", que tem como relator Randel Lants, membro do Conselho Municipal de Viljandi, na Estónia, alertou para a “grave crise” que atravessa o setor leiteiro.

Para o Subsecretário Regional, não se pode falar em inovação nas zonas rurais se não houver condições para que “exista uma economia rural”, permitindo que as regiões “desenvolvam as suas atividades onde têm a sua vocação territorial".

"As regiões ultraperiféricas, por definição, têm muito poucas alternativas a esta vocação territorial”, frisou Rodrigo Oliveira, salientando que, “se não tivermos a União Europeia a apoiar estas atividades, não teremos uma economia rural para diversificar, para inovar”.

As regiões predominantemente rurais ou intermédias constituem 91% do território da União Europeia e 60% da sua população, representando 43% do valor acrescentado bruto e 56% dos postos de trabalho da União.

Nesse sentido, o parecer sobre ‘Inovação e Modernização da Economia Rural’ tem por objetivo chamar a atenção para a importância das zonas rurais enquanto polos de desenvolvimento e salientar o seu contributo decisivo para a Estratégia Europa 2020.

Na 116.ª sessão plenária do Comité das Regiões, que decorreu esta semana em Bruxelas e na qual Rodrigo Oliveira participou em representação do Presidente do Governo, foram ainda aprovados pareceres sobre indicadores de desenvolvimento territorial, recolha de dados no setor das pescas, cooperação no domínio da juventude e turismo adaptado, entre outros.

Anexos:
2016.02.11-SsRPRE-ReuniãoComitéRegiões.mp3

GaCS

Sem comentários: