quarta-feira, 25 de maio de 2016

Açores participam na Feira do Livro de Lisboa

A Secretaria Regional da Educação e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, promove a participação dos Açores na 86.ª Feira do Livro de Lisboa, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), que decorre de 26 de maio a 13 de junho, no Parque Eduardo VII.

A presença dos Açores neste importante certame, que deverá receber cerca de meio milhão de visitantes, terá especial destaque a 4 e 5 de junho, dias em que se promove, no âmbito da programação cultural da Direção Regional da Cultura, o lançamentos de livros e a realização de espetáculos musicais ligados aos Açores.

A 4 de junho, terá lugar, pelas 20h00, no Auditório da APEL, a apresentação, por João Teles e Cunha, do segundo volume das "Obras Completas de Maria Olímpia da Rocha Gil, O Arquipélago dos Açores no Século XVII: Aspectos Sócio-Económicos", numa sessão em que estará presente o Secretário Regional da Educação e Cultura, Avelino Meneses, e o coordenador da edição, Artur Teodoro de Matos.

Mais tarde, pelas 22h00, decorrerá, na Praça Laranja, um concerto pelo músico João da Ilha, com a participação do acordeonista Nuno Carpinteiro.

No dia seguinte, pelas 19h00, no Auditório da APEL, serão lançados, com apresentação de Nuno Costa Santos, os livros “Onde sequer o luar”, de Leonardo Sousa, e “O Ciclone e a Ilha”, de Fraga Goulart, que representam os volumes 4 e 5 da coleção de literatura LABJOVEM, editada pela Direção Regional da Cultura e resultante das avaliações dos júris do Concurso de Jovens Criadores dos Açores, um projeto do Governo dos Açores, através da Direção Regional da Juventude.

Ainda neste dia, pelas 20h30, atuará na Praça Laranja a cantora Sara Cruz.

O principal objetivo desta participação consiste na divulgação de obras de temáticas ou de autores açorianos, sendo vários os editores representados no Pavilhão Cultura Açores.

Neste pavilhão, que ocupa três stands, para além da Direção Regional da Cultura, estarão presentes entidades como a Amigos dos Açores − Associação Ecológica, a Associação Os Montanheiros, a Azorina – Sociedade de Gestão Ambiental e Conservação da Natureza, o Centro Regional de Apoio ao Artesanato, a Companhia das Ilhas, a Geotrota, o Instituto Açoriano de Cultura, o Instituto Cultural de Ponta Delgada, o Instituto Histórico da Ilha Terceira e Jorge Barros, Produções Audiovisuais.

Os municípios de Angra do Heroísmo, Horta e Santa Cruz da Graciosa, o Núcleo Cultural da Horta, o OMA – Observatório do Mar dos Açores, a Publiçor, a Sociedade Afonso Chaves, a Turiscom - Turismo, o Turismo dos Açores, a Universidade dos Açores, a Ver Açor e Yolanda Corsépius também estão presentes neste pavilhão.

As publicações dos editores representados poderão ser adquiridas com desconto de 20%, enquanto as publicações da Direção Regional da Cultura terão um desconto de 30%.

Para além desta diminuição significativa no preço de venda ao público, o Pavilhão Cultura Açores selecionará quotidianamente um “Livro do Dia”, bem como um livro em promoção, que estarão à venda com descontos de 50%.

Os livros do dia e as promoções da Feira do Livro serão extensíveis às lojas da Direção Regional da Cultura, nos museus da Rede Regional de Museus dos Açores, Bibliotecas Públicas e Arquivos Regionais de Angra do Heroísmo, Ponta Delgada e João José da Graça, na Horta, e ainda no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, bem como à livraria virtual.

Entre as obras selecionadas para o “Livro do Dia”, merecem destaque a recente edição de "Emanuel Félix – Obra Completa", em três volumes, os álbuns "Palácio dos Capitães-Generais" e "A fotografia nos Açores", bem como os catálogos "Paulo Gouveia: A reinvenção do vernáculo", "Natália Correia: A feiticeira cotovia" ou "Ana Vieira: Muros de abrigo/Shelter walls" que permitem revisitar algumas das mais relevantes exposições levadas a cabo, nos últimos anos, pela Direção Regional da Cultura.

Estarão ainda em promoção, entre muitas outras obras, os volumes do Inventário do Património Imóvel dos Açores, referentes à Graciosa, Ribeira Grande, Nordeste e Calheta, as atas do encontro "Os Açores, a I Guerra Mundial e a República Portuguesa no contexto internacional" e do Colóquio Hintze Ribeiro (1849-1907), para além do livro vencedor da primeira edição do Prémio de Humanidades “Daniel de Sá”, intitulado "Mau tempo e má sorte: contos pouco exemplares", de Leonor Sampaio.

O Pavilhão Cultura Açores da 86.ª Feira do Livro de Lisboa poderá ser visitado de segunda a sexta-feira e nas vésperas de feriado das 12h30 às 24h00, aos sábados das 11h00 às 24h00 e aos domingos e feriados das 11h00 às 23h00.

O seu funcionamento é assegurado por uma funcionária da Direção Regional da Cultura, que conta com a colaboração de quatro jovens estudantes açorianos.



GaCS

Sem comentários: