quarta-feira, 25 de maio de 2016

Temporada Artística dedica fim de semana ao Coro

O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Educação e Cultura, promove sábado, 28 de maio, na freguesia da Maia, concelho da Ribeira Grande, a realização de um concerto pelo Coral de São José, intitulado “Do Renascimento ao Romantismo”, integrado no fim de semana dedicado ao Coro da Temporada Artística 2016.

O concerto, que decorrerá pelas 20H30 na Igreja Paroquial do Divino Espírito Santo, conta com um ensemble e será dirigido pela maestrina Mariana Leite e pelo maestro Luís Filipe Carreiro, diretor musical e artístico do Coral de São José.

Neste espetáculo, o Coro de Câmara e o Coro Sinfónico do Coral de São José, assim como os solistas, farão uma viagem no tempo, interpretando obras de compositores dos séculos XVI a XIX, incluindo, entre outras, peças de Bruckner, Saint-Saëns, Mozart e Fauré.

O Coral de São José, cujas origens remontam a março de 1967, foi reconhecido, em 2000, como Associação de Utilidade Pública e, mais tarde, recebeu da Câmara Municipal de Ponta Delgada o Diploma de Reconhecimento Municipal, tendo sido distinguido em 2008, no Dia da Região Autónoma dos Açores, com a Insígnia Autonómica de Mérito Cívico pelo Governo dos Açores.

Ao longo da sua existência, o Coral de São José tem trabalhado com grandes solistas, como Ana Paula Russo, Maria Luísa de Freitas, Susana Teixeira ou Rui Baeta, e com conceituados maestros, como Rui Massena, César Viana, Pearce de Azevedo, Walter Kobera e Adriano Martinolli D’Arcy, fazendo parte do seu repertório peças célebres como "Messias", de Händel, ou "Carmina Burana", de Carl Orff.

O Coral de São José, atualmente com cerca de 70 elementos, desenvolve quatro valências, nomeadamente Coro Sinfónico, Coro de Câmara, Coro Litúrgico e Coro Infantojuvenil, a par da promoção de aulas de Formação Musical.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónicowww.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: