sexta-feira, 27 de maio de 2016

Região atribui Selos de Qualidade da Água para Consumo Humano a autarquias que se distinguiram pela excelência

A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores (ERSARA), entidade tutelada pelo Governo dos Açores através da Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, vai atribuir segunda-feira, 30 de maio, no Faial, os selos da Qualidade da Água para Consumo Humano aos municípios do arquipélago que se distinguiram pela excelência.

A cerimónia pública terá lugar pelas 21h00, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, na cidade da Horta, e antecede a realização, nos dois dias seguintes, do 4.º Seminário Técnico ERSARA sobre “Águas e Resíduos dos Açores – Progressos e Desafios”.

Este galardão, criado pela ERSARA para premiar o mérito das entidades gestoras, onde se incluem as Câmaras Municipais, os Serviços Municipalizados e as Empresas Municipais, pela qualidade dos sistemas públicos de abastecimento de água, pretende contribuir para um incremento da qualidade do seu desempenho.

O galardão, que será atribuído pela primeira vez pela autoridade competente para a qualidade da água para consumo humano, visa assim premiar as entidades gestoras de sistemas de abastecimento público que, no último ano, se tenham distinguido em matéria da qualidade da água disponibilizada ao consumidor.

O “Selo de Qualidade da Água para Consumo Humano” assegura que a água disponibilizada pelas entidades contempladas é objeto de rigoroso controlo de qualidade e sujeita a análises laboratoriais regulares, cumprindo os mais exigentes requisitos legais nacionais e europeus.

Esta iniciativa, iniciada em 2015, visa igualmente promover o aumento da confiança dos consumidores na qualidade da água da rede pública, tendo em conta os desígnios de proteção da saúde pública e de preservação do ambiente.

Nos dias 31 de maio e 1 de junho, realiza-se, no Teatro Faialense, o 4.º Seminário Técnico ERSARA, que contará com intervenções de oradores com competências em matéria de gestão de sistemas e de regulação dos setores das águas e resíduos, a nível nacional e internacional.

Esta iniciativa bienal da ERSARA constitui-se como uma oportunidade de debate e intercâmbio de conhecimentos e experiências que possam enriquecer as soluções operacionais necessárias à aplicação da regulação dos serviços de águas e resíduos na Região.

Tem ainda por objetivos contribuir para melhorar o desempenho das entidades reguladas e favorecer a participação e o envolvimento do público nas temáticas da água e resíduos.

Este ano, os Açores acolhem também a 8.ª Assembleia Geral da Rede Europeia de Entidades Reguladoras de Água (WAREG), que reúne, a 2 e 3 de junho, no Faial, entidades reguladoras de Portugal, Espanha, França, Itália, Escócia, Irlanda, Inglaterra, Irlanda do Norte, Bélgica, Malta, Grécia, Hungria, Albânia, Bulgária, Roménia, Estónia, Lituânia, Letónia, Dinamarca, Montenegro, Moldávia e Croácia.

Os interessados podem consultar mais informação no endereço eletrónico http://stersara.16mb.com/. 



GaCS

Sem comentários: