segunda-feira, 30 de maio de 2016

Vasco Cordeiro destaca percurso positivo das cooperativas de São Jorge, mas alerta para os desafios do setor leiteiro

O Presidente do Governo destacou hoje o trajeto positivo que as cooperativas de lacticínios de São Jorge fizeram nos últimos anos, mas salientou a necessidade de se continuar a ter uma forte atenção aos desafios que ainda se colocam ao setor leiteiro nesta ilha e na Região.

“Há um grande trabalho que foi feito nestes cerca de quatro anos no setor cooperativo em São Jorge” pelos produtores de leite da ilha e pelos dirigentes associativos, realçou Vasco Cordeiro, que hoje se reuniu com as direções das associações agrícolas e com agricultores da ilha.

O Presidente do Governo salientou, como exemplo deste percurso de recuperação, o facto de, há cerca de dois anos, apenas 50 por cento do queijo conseguir a classificação de 'Queijo de São Jorge' certificado, percentagem que subiu para cerca de 90 por cento no primeiro trimestre deste ano.

“Isto representa muita riqueza que se cria em São Jorge, no sentido de se ter um produto valorizado para vender e, por essa via, se poder dar mais rendimento aos produtores de leite”, frisou Vasco Cordeiro, ao destacar, também, o facto de, em 2015, as cooperativas terem obtido resultados operacionais positivos.

“Este é um aspeto que não ignora a dimensão dos desafios que estão à frente de todos nós neste setor, mas que dá bem nota deste percurso que se fez, em primeiro lugar, fruto do trabalho dos agricultores e das cooperativas de São Jorge”, afirmou.

Vasco Cordeiro recordou que, desde o início deste processo de reestruturação do setor cooperativo, o Governo dos Açores sempre afirmou que não se substituiria à responsabilidade de ninguém, mas estaria ao “lado das cooperativas e do setor leiteiro em São Jorge para ajudar a alcançar estes sucessos”.

Apesar deste percurso positivo, interessa ter a consciência da necessidade de uma “atenção e um trabalho muito aturado e exaustivo, não apenas em relação a São Jorge, mas a todo o setor leiteiro regional”, destacou o Presidente do Governo, ao garantir que o Executivo Regional continuará, também, a investir nas áreas do abastecimento de água e dos caminhos de acesso às explorações agrícolas.

Anexos:
2016.05.30-PGR-ReuniãoAgricultoees.mp3

GaCS

Sem comentários: