terça-feira, 31 de maio de 2016

Opções estratégicas do Governo dos Açores levam ao aumento da taxa de penetração de energias renováveis

Os Açores têm atualmente uma taxa de penetração de energias renováveis de 39,8%, revelou hoje o Secretário Regional do Turismo e Transportes, acrescentando que, na ilha de S. Jorge, esta taxa passou de 5% em 2012 para os atuais 21%.

“Isto é fruto do investimento contínuo que tem vindo a ser feito e das opções estratégicas que o Governo tomou ao longo dos danos, na perspetiva de termos uma redução do custo energético na Região, aumentando a taxa de penetração de energias limpas e, com isso, reduzindo as emissões de CO2”, frisou Vítor Fraga.

O titular da pasta da Energia salientou que “este não é um trabalho encerrado, é um trabalho contínuo", acrescentando que, "ainda este ano, teremos um investimento de mais cerca de 17,2 milhões de euros ao nível das energias renováveis, que contempla não só a energia geotérmica, mas também a hídrica e a fotovoltaica”.

Vítor Fraga falava nas Velas, em S.Jorge, à margem da visita a empresa privada que tem instalados 245 painéis fotovoltaicos, abrangendo uma área de 350 m2, com uma potência instalada de injeção de 62 kW.

“Este é um bom exemplo de uma unidade de produção de autoconsumo que, para além de satisfazer cerca de 50% das necessidades com base nas energias renováveis, ainda injeta na rede pública o remanescente, tendo aqui, naturalmente, uma fonte de rendimento adicional”, afirmou.

Para Vítor Fraga, trata-se de um exemplo que "está em linha com a política que tem vindo a ser desenvolvida pelo Governo dos Açores para introdução de energias renováveis, nomeadamente para o incremento da taxa de penetração dessas mesmas energias, no contexto da produção elétrica a nível regional”.


GaCS

Sem comentários: