sábado, 28 de maio de 2016

"Terras do Priolo" avaliam resultados e preparam estratégia para os próximos cinco anos

O I Fórum de Renovação da Carta Europeia de Turismo Sustentável das Terras do Priolo realiza-se segunda-feira, 30 de maio, a partir das 15h00, no Cine Teatro Vale Formoso, nas Furnas, em S. Miguel, para avaliar os resultados do plano de ação desenvolvido e preparar a estratégia a implementar nos próximos cinco anos.

A Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS) é uma ferramenta desenhada, avaliada e certificada pela Federação EUROPARC, que tem o intuito de promover o desenvolvimento de um turismo sustentável em áreas protegidas.

A candidatura das Terras do Priolo à CETS foi aprovada em 2012, tendo quase metade do seu território inserido no Parque Natural de Ilha de São Miguel, abrangendo os concelhos de Nordeste e Povoação.

Neste território tem vindo a ser desenvolvido um plano de ação nos últimos cinco anos, registando 38 ações implementadas e 13 em execução, todas no âmbito do desenvolvimento do turismo sustentável.

Alguns dos resultados mais relevantes da Carta Europeia de Turismo Sustentável estão relacionados com a colaboração e coordenação entre as diversas entidades parceiras.

Nesse sentido, foi enriquecida a informação turística disponível sobre o território, foi criado um website e um mapa do território com sugestões de visitação, assim como a edição mensal de uma agenda em formato digital, e foram desenvolvidas ações de conservação da natureza e do património cultural.

Em simultâneo, o Governo dos Açores registou a 'Marca Priolo', criada no âmbito do Projeto LIFE Laurissilva Sustentável e na sequência do Projeto LIFE Priolo, desenvolvidos pela SPEA em parceria com a Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente.

A 'Marca Priolo' pretende ser um selo de qualidade para as empresas que estabeleçam parcerias para a conservação e divulgação com o Parque Natural de Ilha de São Miguel, nos concelhos de Nordeste e Povoação, potenciando vantagens em termos ambientais, económicos e sociais.

A adesão à 'Marca Priolo' e à Carta Europeia de Turismo Sustentável permite aos parceiros utilizar o selo desta marca, distinguindo-os pelo trabalho desenvolvido em prol da conservação da natureza, além de favorecer a sua divulgação em rede.

Atualmente, a 'Marca Priolo' já conta com 35 entidades e empresas aderentes que exercem a sua ação nos concelhos de Nordeste e Povoação, com atividade relacionada com o artesanato, produtos agropecuários, animação turística, restauração ou alojamento.

Estas empresas assumiram o compromisso de contribuir para o desenvolvimento sustentável do território, fomentando a economia e o desenvolvimento social sustentáveis.

Neste ano, candidataram-se mais 17 empresas, que vão assinar o seu compromisso no fórum que se realiza segunda-feira.

A adesão a esta marca significa um compromisso das empresas com a prática de atividades sustentáveis, contribuindo ainda para a conservação das áreas protegidas do território que serve de habitat natural ao priolo, espécie de ave endémica da ilha de São Miguel considerada ‘em perigo’.

A CETS das Terras do Priolo é um projeto do Governo dos Açores, coordenado pela Direção Regional do Ambiente com as parcerias das direções regionais dos Recursos Florestais e do Turismo, da Câmara Municipal de Nordeste, da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), da Associação para o Desenvolvimento e a Promoção Rural (ASDEPR), do Geoparque Açores e do Observatório Microbiano.


GaCS

Sem comentários: