sexta-feira, 20 de maio de 2016

Governo dos Açores vai avançar com o Museu da Construção Naval, em Santo Amaro, no Pico, afirma Avelino Meneses

O Secretário Regional da Educação e Cultura analisou hoje, no Pico, com a vice-presidente da Câmara Municipal de S. Roque e a presidente da Junta de Freguesia de Santo Amaro, o projeto de execução do futuro Museu da Construção Naval, cuja empreitada está orçada em 3,5 milhões de euros.

O projeto desta obra, que terá um prazo de execução de 16 meses, deverá estar em condições de ser apresentado publicamente “a breve trecho”, revelou Avelino Meneses, adiantando que, neste momento, está em curso o processo de aquisição dos terrenos necessários.

A filosofia deste projeto, que será implantado numa área superior a 3.000 metros quadrados, com áreas expositivas, auditório, oficina, cafetaria e loja, passa pela reutilização, em termos museológicos, das antigas oficinas de construção naval.

O futuro museu vai acentuar, em articulação com o Museu dos Baleeiros, nas Lajes, e com o Museu da Indústria Baleeira, em S. Roque, a caraterística do Pico como “a ilha que, nos Açores, melhor faz o consórcio entre uma terra que, por ser madrasta, atirou os homens para o mar”, sublinhou o Secretário Regional.

Neste novo espaço, cujo projeto estará concluído no decurso desta legislatura, pretende-se expor a memória coletiva da atividade, o panorama da construção naval num sentido mais lato, nomeadamente, no contexto mundial, com as ligações e transportes marítimos e as suas economias associadas ao mar e, no contexto regional, com a cronologia e história da construção naval em Santo Amaro, nomeadamente através das suas estruturas e atividades associadas, como os estaleiros, os construtores navais, as técnicas, os materiais e processos aplicados.

O programa museológico integra, entre outros aspetos, nas áreas expositivas de longa duração, as perspetivas temática e fisica da construção naval no mundo, em Portugal e nos Açores, a história da construção naval, a explicitação do barco, sistemas construtivos e suas partes constitutivas, e a construção naval em Santo Amaro.

Anexos:
2016.05.20-SREC-MuseuConstruçãoNaval.mp3

GaCS

Sem comentários: