segunda-feira, 30 de maio de 2016

Vítor Fraga anuncia reforço de lugares disponíveis no transporte aéreo de e para São Jorge no verão IATA

O Secretário Regional do Turismo e Transportes anunciou hoje que, no âmbito da revisão das Obrigações de Serviço Público do Transporte Aéreo interilhas, haverá um reforço de 94 voos para São Jorge no verão IATA deste ano.

Na prática, este reforço representa “mais 7.735 lugares disponíveis” nas ligações de e para a ilha de São Jorge, frisou Vítor Fraga, que falava na apresentação da prova 'ATR – Azores Triangle Adventure', que decorreu na Fajã dos Cubres.

“Naturalmente, isto não é tudo, mas é uma componente importante ao nível da acessibilidade, que é complementada com a oferta do transporte marítimo no 'Triângulo', que tem sido uma aposta de sucesso, com crescimentos de cerca de 60 mil passageiros, de 2012 para 2015, o que reflete também aquele que foi um investimento, quer em infraestruturas, quer em meios, efetuado pelo Governo dos Açores e que está a produzir os seus efeitos, no sentido de contribuir de uma forma determinante para o incremento e a dinamização da economia local da ilha de São Jorge, por via do setor do turismo”, salientou o titular da pasta dos Transportes.

Vítor Fraga lembrou que “2015 foi o melhor ano de sempre do setor do turismo, ultrapassando 1,5 milhões de dormidas, o que representa um crescimento de 44% em três anos”, a nível regional.

Para o Secretário Regional, este é o “resultado da aposta no turismo de natureza, não só na componente contemplativa, mas na componente ativa, direcionada para os nossos principais mercados emissores, indo diretamente aos segmentos de mercado que têm apetência por um destino com as nossas caraterísticas, e também por uma aposta determinada ao nível do digital, assim como pela implementação do novo modelo de acessibilidades”.

No caso concreto de São Jorge, “de 2012 a 2015, o número de dormidas cresceu 99,5%, ou seja, em três anos duplicámos o número de dormidas em São Jorge, tendo um acréscimo de 18.219 dormidas”, frisou Vítor Fraga, acrescentando que tal se deveu ao “trabalho conjunto entre entidades públicas e privadas”, que não se deve, no entanto, “dar como terminado, nem como sendo um ponto de chegada, mas sim como ponto de partida, que nos obrigue a ser cada vez mais exigentes, na perspetiva de prestarmos continuamente um serviço de maior qualidade a todos quantos nos visitam”.

Para Vítor Fraga, a prova desse nível de exigência está no facto de, em 2016, já existirem “alguns indicadores que dizem que estamos no bom caminho”.

“Ao nível dos proveitos e na hotelaria tradicional, no primeiro trimestre em São Jorge, há um crescimento de 6,1% e o número de passageiros desembarcados no quadrimestre cresceu 16,6%, ou seja, temos mais 1.098 passageiros desembarcados no aeroporto de São Jorge, o que também demonstra que as alterações introduzidas, quer com o novo modelo de acessibilidades à Região, quer com as alterações introduzidas nas Obrigações de Serviço Público do Transporte Aéreo interilhas, estão a produzir os seus efeitos e estão a fazer com que, aumentando a acessibilidade e a mobilidade, mais pessoas visitem a ilha de São Jorge”.

O Secretário Regional frisou ainda que o 'ATR – Aores Triangle Adventure' é "uma prova que, provavelmente, terá caraterísticas únicas no mundo”.

“São três dias, três ilhas, três 'trails', com um desnível positivo equivalente à subida do Everest, com a particularidade de que parte, em muitos casos, praticamente à quota zero, o que não é muito frequente neste tipo de eventos”, afirmou.

“No fundo, estaremos perante 103 quilómetros com caraterísticas únicas, sendo que esta prova se enquadra claramente naquilo que foi a estratégia que a Região adotou para o setor do turismo e para a captação e promoção de eventos”, salientou o Secretário Regional.

Anexos:



GaCS

Sem comentários: