quarta-feira, 18 de maio de 2016

Rodrigo Oliveira participa na Assembleia Geral da Comissão das Ilhas da CRPM, na Grécia

O Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas participa, a 19 e 20 de maio, em representação do Presidente do Governo, na 36.ª Assembleia Geral da Comissão das Ilhas da Conferência das Regiões Periféricas Marítimas da Europa (CRPM).

Os trabalhos deste encontro anual das ilhas europeias envolvem os governos de 23 regiões insulares de 12 estados europeus e decorrem em Rodes, na região Egeu do Sul, na Grécia, sob o tema geral "Quais as realidades e as oportunidades das ilhas numa Europa em mudança?”.

Rodrigo Oliveira vai intervir numa mesa redonda sobre a política de coesão nas regiões insulares europeias, além de participar nos diversos painéis da Assembleia Geral, que incluem assuntos como o acesso ao mercado interno, os auxílios de Estado e a análise de como podem as políticas da União Europeia ajudar os territórios insulares a ultrapassar os desafios com que estão confrontadas e a aproveitar as suas potencialidades.

No primeiro dia dos trabalhos, a Mesa, órgão de direção política da Comissão das Ilhas, que o Subsecretário Regional integra na qualidade de vice-presidente em representação das regiões portuguesas, vai eleger o novo Presidente, que substituirá Steven Heddle, atual Presidente da Comissão e das Ilhas Orkney, um arquipélago escocês do Mar do Norte.

A Comissão das Ilhas, que representa mais de 13 milhões de cidadãos de territórios insulares da Europa, tem por objetivo reforçar a cooperação regional, o desenvolvimento de posições comuns e a troca de boas práticas entre os seus membros, assim como instar as instituições europeias e os Estados Membros a prestar uma especial atenção a estes territórios.

Esta é uma das seis comissões geográficas da CRPM, organização de cooperação inter-regional presidida por Vasco Cordeiro desde 2014, que tem cerca de 150 regiões membros, de 28 estados europeus.



GaCS

Sem comentários: