quinta-feira, 19 de maio de 2016

Ilha do Pico vai ter equipamento de TAC nos próximos meses, anuncia Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo anunciou hoje que, nos próximo meses, a ilha do Pico terá em funcionamento um equipamento de Tomografia Computorizada (TAC), no âmbito dos investimentos feitos neste setor e que têm resultado num ganho de acessibilidade dos utentes ao Serviço Regional de Saúde.

“Há um conjunto de medidas que têm sido tomadas pelo Governo dos Açores e que visam servir o objetivo de, dentro daquela que é a nossa realidade, garantir um melhor acesso à saúde por parte dos Açorianos”, afirmou Vasco Cordeiro.

No segundo dia da visita estatutária à ilha do Pico, o Presidente do Governo assistiu, no Centro de Saúde da Madalena, a uma demonstração da nova plataforma centralizada de eletrocardiografia, já disponível nos 18 centros de saúde da Região e no Hospital da Horta, e que, em breve, estará também disponível nos hospitais da ilha Terceira e de Ponta Delgada.

Entre as suas várias vantagens, esta nova tecnologia permite que os médicos tenham um rápido acesso ao eletrocardiograma de um utente em qualquer Centro de Saúde ou Hospital da Região, com a disponibilização imediata do seu resultado em situação de urgência.

Além disso, a nova plataforma garante o armazenamento de todos os exames realizados, evitando duplicações ou perda de informação clínica e, ainda, a deslocação desnecessária de utentes.

“A grande vantagem deste equipamento é, exatamente, a rapidez do exame na análise pelos médicos e a sua comodidade, não sendo necessário, em determinados casos, deslocação entre as ilhas”, adiantou Vasco Cordeiro aos jornalistas.

Este ganho para os utentes, na ilha do Pico, não se revela apenas nesta nova plataforma, mas também num conjunto de outros indicadores, caso de mais especialidades disponíveis, assegurou o Presidente do Governo, apontando o exemplo do Centro de Saúde da Madalena, que passou a ter ao serviço, desde agosto de 2015, um médico internista.

“Os dados demonstram, ainda, um aumento do número de consultas dadas e, portanto, um reforço da acessibilidade da população do Pico ao Serviço Regional de Saúde”, destacou Vasco Cordeiro, salientando que, há relativamente pouco tempo, também entrou em funcionamento o Posto de Saúde da Piedade, nas Lajes do Pico.

“O que vimos hoje aqui é um exemplo, mas não esgota o que tem sido feito. Já está decidida a aquisição de um equipamento de TAC, prevendo-se que, dentro de dois meses, esteja instalado e em funcionamento neste Centro de Saúde da Madalena”, num investimento de cerca de 200 mil euros, estando ainda decida a remodelação e requalificação do Centro de Saúde das Lajes do Pico, “um dos grandes investimentos que acaba por resultar, também, numa significativa melhoria das infraestruturas” nesta ilha, disse o Presidente do Governo.

Anexos:
2016.05.19-PGR-VisitaECG.mp3

GaCS

Sem comentários: