sábado, 28 de maio de 2016

Associações de juventude têm sido parceiras do Governo dos Açores como líderes de mudança, afirma Isabel Rodrigues

A Secretária Regional Adjunta da Presidência para os Assuntos Parlamentares destacou hoje, na Praia da Vitória, o "papel muito importante" que têm desempenhado as associações de juventude nos Açores, enquanto “parceiras do Governo na execução das políticas de juventude”.

“As associações de juventude têm tido na Região um impacto muito importante no desenvolvimento local das comunidades e, nesse contexto, não posso deixar de sublinhar a importância do papel que a AJITER – Associação Juvenil da Ilha Terceira tem desempenhado e de como tem sabido interpretar o papel que lhe cabe também como líder da mudança”, frisou Isabel Rodrigues.

A Secretária Regional falava, em representação do Presidente do Governo, na sessão de abertura da 2ª edição da Formação Internacional 'Competências de Formação e Facilitação para Trabalhadores Juvenis e Líderes de Organizações de Juventude'.

A iniciativa, promovida pela AJITER, reúne durante uma semana três dezenas de jovens, provenientes de 10 ilhas de 10 países europeus: Islândia, Reino Unido, Espanha, Malta, Itália, Croácia, Estónia, Grécia, Chipre e Portugal.

Este é o quinto projeto internacional que a AJITER acolhe desde 2013, sendo que, no total, estes projetos já trouxeram aos Açores perto de 200 jovens europeus provenientes de 13 países.

Isabel Rodrigues registou o facto de esta formação reunir jovens de diversas ilhas da Europa, sublinhando que “esta é, não só uma oportunidade para adquirirem ferramentas, porque será o objetivo último da formação, mas será sobretudo uma oportunidade para lançarem pontes de efetiva cooperação que, em regiões insulares como as nossas, são muito importantes”.

A Secretária Regional realçou ainda a importância da participação cívica, frisando que “as comunidades crescem com a participação e a democracia sobrevive com a participação”.

Para Isabel Rodrigues, este é um fator muito importante “e tem sido para o Governo dos Açores um dos objetos das nossas políticas, que tem sabido ser interpretado pelas associações e pelos jovens”.

Anexos:
2016.05.28-SRAPAP-AJITER.MP3

GaCS

Sem comentários: