sábado, 28 de maio de 2016

Campanha 'Açores Entre Mares 2016' promove literacia sobre oceanos

A campanha 'Açores Entre Mares 2016', dinamizada pela Direção Regional dos Assuntos do Mar, está a decorrer em todas as ilhas do arquipélago até 8 de junho, Dia Mundial dos Oceanos, subordinada ao tema 'Educação Marinha'.

Para o Diretor Regional dos Assuntos do Mar, esta iniciativa é “uma oportunidade de divulgar e sensibilizar a sociedade para a importância do conhecimento sobre os oceanos”, salientando que esta campanha visa “aprofundar também a nossa cultura, intrinsecamente marítima, num quadro de cidadania ativa e de participação pública”.

“A informação é a base para o desenvolvimento das potencialidades socioeconómicas que o mar nos oferece”, frisou Filipe Porteiro, acrescentando que “é necessário compatibilizar exploração com conservação para garantir o bom estado ambiental dos nossos mares e o uso sustentável dos recursos marinhos”.

A campanha 'Açores Entre Mares 2016 - Educação Marinha' pretende contribuir para o ProSucesso, o programa do Governo dos Açores que visa reduzir o abandono escolar precoce e aumentar o sucesso escolar dos jovens açorianos.

“A ideia é colocar o mar como motivo central, transdisciplinar, para aprendizagem”, afirmou o Diretor Regional, referindo que “um banco digital de recursos educativos tendo o mar como tema, para já, alojado no portal Açores Entre Mares, está disponível para todas as pessoas interessadas, em especial professores e alunos”.

Filipe Porteiro salientou que este é “um projeto dinâmico, que será incrementado ao longo do tempo com o objetivo de potenciar recursos”, nomeadamente posters, desdobráveis, vídeos, exposições, textos e livros que se encontram dispersos e que foram produzidos por entidades regionais como centros de ciência e organizações não governamentais do Ambiente, como o Observatório do Mar dos Açores, e pela Universidade dos Açores.

Neste contexto, durante a sessão de abertura da campanha na ilha do Faial, a Direção Regional dos Assuntos do Mar e a Câmara Municipal da Horta convidaram a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) para apresentarem e divulgarem nos Açores o programa 'Kit do Mar'  (http://www.emepc.pt/pt/kit-do-mar/home), uma iniciativa nacional que visa aumentar a literacia dos Oceanos.

O 'Kit do Mar' desenvolve ações de formação para professores e educadores e atividades em sala de aula com alunos do 1.º Ciclo até ao Secundário, com conteúdos e atividades educativas sobre o mar.

Para além de disponibilizar diversos recursos educativos temáticos (fichas de atividades, roteiros fotos e vídeos, livros e textos), este programa promove eventos de cariz educativo e projetos ligados ao mar.

Durante a sessão de abertura, que se realizou na Escola Profissional da Horta, foi apresentado o projeto 'Moby leva Portugal ao Mundo', uma iniciativa do 'Kit do Mar', coordenada localmente pelo programa educativo 'Oceans-on', e que envolveu alunos desta escola e do Clube do Mar da Escola José de Ávila, da Horta.

Este projeto consistiu na construção de uma maquete de veleiro, o 'Moby', que, em breve, será lançada ao mar e irá navegar pelo Atlântico Norte, seguindo rotas determinadas por correntes e ventos, levando mensagens dos Açores, como uma garrafa flutuante, e que será monitorizada graças a um GPS montado no casco.

O 'Açores Entre Mares' é coordenado pela Direção Regional dos Assuntos do Mar e conta com a operacionalização da Azorina e dos Parques Naturais de Ilha, tendo ainda como ‘parceiros 'Entre Mares’ escolas, câmaras municipais, juntas de freguesia, empresas públicas e privadas, organizações não governamentais, como escuteiros, e clubes navais, entre outros.

À semelhança das edições anteriores, o 'Açores Entre Mares' está integrado no programa do Dia Europeu do Mar, que este ano se comemorou na Turquia, mas que contou com eventos em diversas regiões da Europa marítima, que tem os Açores como a sua fronteira mais oeste.

Para esta edição estão agendadas para já cerca de 80 iniciativas em todas as ilhas dos Açores, que envolvem muitas centenas de pessoas de todas as idades.

Para informações adicionais, os interessados podem contatar o seu Parque Natural de Ilha ou a DRAM, através do endereço eletrónico mares@azores.gov.pt, ou ainda visitar o sítio do 'Entre Mares' emwww.azores.gov.pt/entremares/.



GaCS

Sem comentários: