sexta-feira, 20 de maio de 2016

Pico vai ter unidade de diálise para evitar deslocação de utentes

O Governo dos Açores decidiu incumbir o Hospital da Horta de criar uma unidade de diálise no Pico, tendo em vista evitar a deslocação dos utentes com necessidade de fazer diálise ao Hospital da Horta e garantindo-lhes a prestação deste tratamento mais perto dos seus lares e das suas famílias.

A decisão foi anunciada hoje pela Secretária Regional Adjunta da Presidência para os Assuntos Parlamentares na apresentação do comunicado do Conselho do Governo que reuniu no Pico no âmbito da visita estatutária a esta ilha.

Isabel Rodrigues anunciou ainda a decisão de autorizar a empreitada de remodelação do Centro de Saúde das Lajes do Pico.

A obra, prevista na Carta Regional das Obras Públicas, tem o preço base de 750 mil euros e um prazo de execução de 360 dias.

A remodelação visa melhorar a estrutura do edifício, dotando-o de melhores condições de segurança, conforto e acessibilidade para os utentes e profissionais deste serviço.

Na área da solidariedade social, foi deliberado celebrar um contrato de cooperação-valor investimento entre o Governo Regional e a Santa Casa da Misericórdia da Madalena, prevendo uma comparticipação até cerca de 1,5 milhões de euros, com o objetivo de assegurar o financiamento necessário à construção do Centro de Apoio ao Idoso da Madalena.

Este Centro permitirá apoiar um total de 130 utentes, sendo 70 em Lar, 10 em Centro de Dia e 50 em Serviço de Apoio Domiciliário.

Na agricultura, o Governo Regional decidiu proceder à conservação, manutenção e limpeza de 200 quilómetros de caminhos rurais e florestais na ilha do Pico.

Esta medida irá facilitar o acesso às explorações agropecuárias, através da regularização e pavimentação do piso e da desobstrução e limpeza dos pavimentos, redes de drenagem, bermas e taludes.

O Governo dos Açores vai ainda desencadear os procedimentos necessários à execução do projeto de remodelação do Matadouro da Ilha do Pico com o objetivo de aumentar a capacidade de frio e a lotação da sua abegoaria.

Com esta medida, o Executivo promove a competitividade do setor na ilha, dotando esta infraestrutura de capacidade de resposta ao aumento do número de abates registado e às perspetivas de crescimento futuro.



GaCS

Sem comentários: