segunda-feira, 30 de maio de 2016

Investimento de perto de 60 ME na habitação é forma de exercer a Autonomia, afirma Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo dos Açores afirmou hoje que, nesta legislatura, já foram investidos perto de 60 milhões de euros na área da habitação, num apoio às famílias açorianas que constitui, também, uma forma de exercer a Autonomia Regional.

“Falando apenas desde que este Governo tomou posse, o volume de investimento no âmbito da habitação chega perto dos 60 milhões de euros, permitindo que mais de 4.500 famílias açorianas tenham sido apoiadas ao longo deste período”, afirmou Vasco Cordeiro.

Na visita estatutária a São Jorge, que hoje se iniciou, o Governo dos Açores vai aprovar a autorização de um total de 64 apoios à recuperação de habitação degradada para esta ilha, num investimento de cerca de 800 mil euros.

Este novo pacote de apoios permitirá melhorar as condições habitacionais de cerca de 150 pessoas, incluindo 26 crianças e igual número de idosos.

Na cerimónia de atribuição de 34 destes apoios, o Presidente do Governo salientou que, também nesta ilha, tem sido, assim, possível apoiar algumas centenas de famílias na melhoria e na concretização do direito que têm a uma habitação condigna.

“No fundo, o que fizemos hoje aqui é aquilo que é, também, a razão de ser e de exercer a nossa Autonomia. Mais do que a questão do artigo na Constituição, é a capacidade de nós, Açorianos, velarmos e zelarmos pelos Açorianos”, frisou Vasco Cordeiro.

Na sua intervenção, salientou que estes montantes atribuídos na área da habitação “não são o apoio do Governo dos Açores”, mas sim de todos os Açorianos, razão pela qual deve existir uma corresponsabilização na forma como são aproveitados pelos beneficiários.

De acordo com Vasco Cordeiro, medidas de apoio social como estas dão, no fundo, concretização prática ao desígnio de “não deixar ninguém para trás e de, até ao limite dos nossos recursos, podermos ajudar aqueles que, na nossa sociedade, estarão, porventura, numa situação de maior fragilidade”.

“Faço votos que estes apoios possam, efetivamente, constituir uma melhoria no arranjo, no conforto e na comodidade das habitações, cumprindo o objetivo de sermos uma Região, cada vez mais, coesa e solidária”, afirmou o Presidente do Governo.

Anexos:
2016.05.30-PGR-ApoiosHabitação.mp3

GaCS

Sem comentários: