sábado, 21 de maio de 2016

Governo dos Açores redenomina Reserva Florestal do Pico em homenagem a José Simas

O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente afirmou, no Pico, que falar do Eng.º Manuel José Batista de Simas, que chefiou os Serviços Florestais desta ilha desde a sua instalação em 1962 até 1994, é “falar dos serviços florestais e vice-versa”, salientando que as suas ideias continuam a ser aplicadas atualmente em todas as ilhas dos Açores.

Numa cerimónia de homenagem realizada no âmbito da visita estatutária ao Pico, Luís Neto Viveiros transmitiu à viúva, Ana Maria Simas, e aos familiares, o reconhecimento do Governo Regional pela sua “dedicação extrema”, agora patente de uma forma pública para todos os que visitarem a Reserva Florestal de Recreio da Prainha, redenominada em homenagem ao Eng.º Zeca Simas, como era conhecido.

“Representa o reconhecimento de uma dedicação muito profunda de um colaborador dos Serviços Florestais, o seu principal responsável”, durante quase 40 anos e com “uma dedicação extrema que marcou não só colaboradores diretos dos Serviços Florestais do Pico como, de uma maneira geral, toda a população”, frisou o titular da pasta da Agricultura.

Numa cerimónia que considerou “emotiva” e da “maior justiça”, em que marcaram presença muitos colaboradores já reformados, Neto Viveiros salientou o valioso legado do homenageado em prol do desenvolvimento rural da população da ilha do Pico.

Designadamente, ao nível da abertura de caminhos agrícolas e florestais, recuperação de baldios, valorização de áreas de património natural e criação de zonas de lazer, como a Reserva Florestal de Recreio onde decorreu a cerimónia de homenagem.

A até à data denominada Reserva Florestal de Recreio da Prainha, uma das quatro Reservas de Recreio Florestal na ilha do Pico, possui uma vista privilegiada para o canal Pico – S. Jorge, ocupando uma área de 15 hectares do Mistério da freguesia da Prainha.

O solo, formado pelas escoadas de lava basáltica resultantes da erupção histórica de 1562, encontra-se recoberto por vegetação autóctone, como a urze e a faia-da-terra e por espécies exóticas, como o incenso e pinheiros.

O visitante pode simplesmente desfrutar da paisagem ou utilizar os diversos equipamentos de recreio ativo, como zonas de merendas, parque infantil, polidesportivo e um extenso relvado próximo da Baía de Canas.

A Eira, o Moinho, a Adega e a Atafona, com grande valor etnográfico, são as estruturas do Centro de Divulgação Florestal que testemunham a importância que a floresta possuía no dia-a-dia das populações rurais da ilha.


GaCS

Sem comentários: