terça-feira, 24 de maio de 2016

Governo dos Açores assinala Dia Regional do Guarda Florestal

O Governo dos Açores está a assinalar o 20.º Dia Regional do Guarda Florestal na ilha do Pico com a realização de diversas iniciativas e ações de formação relacionadas com as funções que estes profissionais desempenham no âmbito da proteção do património florestal e ambiental do arquipélago.
O programa, que envolve a participação de cerca de meia centena de guardas florestais da Região, inclui ainda palestras sobre temas como a certificação da gestão florestal, utilização de drones na produção de cartografia de interesse para a gestão da floresta, legislação e gestão dos recursos cinegéticos.
Hoje, com a colaboração da PSP, decorre uma ação de formação em armas de caça com exercícios e treino na carreira de tiro dos Serviços Florestais do Pico, inaugurada há cerca de um ano.
As comemorações terminam quarta-feira, 25 de maio, com uma celebração eucarística no Convento de São Pedro de Alcântara, em São Roque, seguida de formatura e respetiva revista pelo Secretário Regional da Agricultura e Ambiente.
Luís Neto Viveiros preside depois à entrega de diplomas, pelas 12h30, no decorrer de um almoço convívio na Madalena que conta com a presença de um representante do Corpo de Polícia Florestal da Região Autónoma da Madeira.
O Corpo de Guardas Florestais desempenha funções ao nível da proteção e desenvolvimento dos recursos florestais, nomeadamente o acompanhamento e a fiscalização de processos de exploração, transformação de culturas e instalação de povoamentos, tanto em áreas públicas como em áreas privadas, assim como na gestão e manutenção das 27 Reservas Florestais de Recreio da Região.
A produção de plantas em viveiro, o acompanhamento dos trabalhos de construção, beneficiação e conservação de caminhos florestais e rurais e a execução de trabalhos de recuperação de pastagens baldias, além da sua manutenção e tratamento, fazem também parte das funções dos Guardas Florestais dos Açores.
Paralelamente, têm ainda competências na gestão dos recursos cinegéticos e piscícolas e na fiscalização da caça e da pesca nas lagoas e ribeiras, assim como na realização de censos.
O Governo dos Açores instituiu o Dia Regional do Guarda Florestal em 1997 como reconhecimento público pela importância do papel desempenhado há mais de 50 anos por estes profissionais na valorização e utilização racional dos recursos florestais e naturais do arquipélago.

GaCS

Sem comentários: