sábado, 21 de maio de 2016

Governo dos Açores promove Encontro de Maestros das Bandas Filarmónicas da Diáspora Açoriana

O Governo dos Açores promove, entre 23 e 29 de maio, na Praia da Vitória, a realização do Encontro de Maestros das Bandas Filarmónicas da Diáspora Açoriana.

Esta iniciativa, organizada pelas direções regionais da Cultura e das Comunidades, em parceria com o Grupo Recreativo de Atividades Turísticas Internacionais na Terceira – GREAT, pretende criar um espaço propício à partilha de vivências, de experiências, de êxitos e de eventuais dificuldades comuns a estas coletividades, de forma a que os participantes regressem aos seus países de origem mais informados e valorizados sobre a importante função que desempenham.

O encontro, que terá uma forte componente formativa, conta com a participação de cerca de duas dezenas de maestros de bandas filarmónicas dos EUA e do Canadá e vai decorrer no Centro de Formação do Belo Jardim.

Durante uma semana, os maestros terão a oportunidade de receber formação nas áreas da composição musical e da direção e regência de bandas filarmónicas, bem como abordarão diversas temáticas, com destaque para os desafios futuros que se colocam a estas entidades e para os projetos desenvolvidos nos Açores e nas comunidades de emigrantes açorianos.

No âmbito deste Encontro, será apresentado, a 27 de maio, o sítio “Roteiro das Bandas Filarmónicas dos Açores / Comunidades”, uma plataforma que visa dar a conhecer as bandas filarmónicas dos Açores e das comunidades de emigrantes açorianos e de açordescendentes.

O Encontro de Maestros das Bandas Filarmónicas da Diáspora Açoriana, que conta com o apoio da Câmara Municipal da Praia da Vitória,  encerra com a realização de um concerto pela Sociedade Recreio Lajense, na qual se integrarão os participantes desta iniciativa.

Este concerto, de entrada livre, terá lugar a 28 de maio, pelas 21H00, no Auditório do Ramo Grande.



GaCS

Sem comentários: