segunda-feira, 30 de maio de 2016

Presidente do Governo anuncia investimentos de 2,5 milhões de euros nos centros de saúde das Velas e da Calheta

O Presidente do Governo dos Açores anunciou hoje um investimento superior a 2,5 milhões de euros na requalificação e ampliação dos centros de saúde da Calheta e das Velas, em São Jorge, que vai garantir melhores condições de acesso à prestação de cuidados de saúde a todos os Jorgenses.

Vasco Cordeiro falava na apresentação do projeto de remodelação e ampliação do Centro de Saúde da Calheta, um investimento de cerca de 1,1 milhões de euros cujo processo já se encontra numa fase adiantada para a escolha da empresa que vai realizar a obra.

No âmbito da visita estatutária ao São Jorge, que se iniciou hoje, o Presidente do Governo salientou que estes investimentos públicos em infraestruturas, à semelhança do que se verifica em outras ilhas, demonstra, também, a importância de serem os Açorianos a decidir sobre o Serviço Regional de Saúde.

“Temos um Serviço Regional de Saúde que deve ser motivo de orgulho para todos os Açorianos”, afirmou Vasco Cordeiro, ao considerar que ainda existem desafios a vencer neste setor, o qual continua a exigir trabalho e esforço no sentido de, cada vez mais, “corresponder aquele que é um direito e aos anseios dos Açorianos das nove ilhas”.

“Mas que isso não nos faça esquecer aquilo que já alcançamos ao longo destes 40 anos de Autonomia, que é exatamente o facto de termos um Serviço Regional de Saúde que, apesar de todos os desafios com que está confrontado, deve constituir motivo de orgulho para os Açorianos”, sublinhou Vasco Cordeiro.

Segundo disse, o trabalho do Governo dos Açores não se limita à questão das infraestruturas, mas também a um conjunto de medidas que visam facilitar a acessibilidade e dar, cada vez mais, melhores respostas aos Açorianos nesta área.

Nesse sentido, Vasco Cordeiro apontou o exemplo da resposta que tem sido dada pela Unidade de Saúde de São Jorge, como se verifica pelas mais cerca de 12 mil consultas prestadas em 2015 em relação ao ano anterior.

Também ao nível das consultas de especialidade nesta ilha tem-se verificado um aumento considerável no número de deslocações, comparativamente com o ano de 2014, assim como das respetivas especialidades.

Para a concretização destes objetivos, o Presidente do Governo destacou, também, o empenho e o esforço dos profissionais de saúde de todas as ilhas da Região, os quais acabam por dar expressão prática às condições criadas ao nível do Serviço Regional de Saúde.

Além da reformulação geral dos serviços de urgência, de consultas e de fisioterapia, a intervenção no Centro de Saúde da Calheta vai criar uma ligação física entre os dois edifícios existentes, o que se traduz numa melhor articulação e operacionalidade de todo o conjunto, facilitando o acesso dos utentes a todas as valências desta unidade.

Anexos:
2015.05.30-PGR-CentroSaúde.mp3

GaCS

Sem comentários: