segunda-feira, 23 de maio de 2016

Parques Naturais dos Açores com nova plataforma de divulgação e promoção ambiental

O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, disponibiliza a partir de terça-feira, 24 de maio, uma nova aplicação para telefones móveis dos Parques Naturais dos Açores.

Esta iniciativa da Direção Regional do Ambiente está integrada na comemoração do Dia Europeu dos Parques Naturais, data assinalada anualmente pela Federação EUROPARC com o objetivo de aumentar a consciencialização pública sobre a importância da conservação e gestão sustentável das áreas protegidas.

A nova aplicação promove a exploração dos Parques Naturais dos Açores, disponibilizando informação variada sobre o Parque Natural de cada uma das ilhas do arquipélago, permitindo que o visitante pesquise todas as valências que cada um tem para oferecer.

Nesse sentido, faculta informações sobre biodiversidade, vulcanologia e geologia, prémios e classificações, designadamente distinções ao nível de património mundial, reservas da biosfera ou sítios Ramsar, assim como sobre áreas protegidas, trilhos pedestres e centros ambientais.

Esta plataforma conta ainda com um guia de campo, informações sobre os 'Parceiros dos Parques', contatos e ligações úteis, além de sugestões de itinerários de visita em cada uma das nove ilhas.

Esta aplicação ajuda também na localização de cada um dos pontos de interesse do Parque Natural, através da utilização do Google Maps, GPS ou da simples descrição de 'Como Chegar'.

Os mapas de cada Parque Natural também estão disponíveis offline, permitindo a sua consulta onde o acesso à rede móvel é restrito.

A aplicação é gratuita e estará disponível, em português e inglês, para smartphones e tablets com sistemas operativos iOS e Android, podendo ser descarregada na Play Store (para sistemas Android) e na App Store (para sistemas iOS).

O lançamento público da aplicação ocorrerá terça-feira durante a cerimónia de inauguração da ‘Loja do Parque’, pelas 15h00, na rua do Galo, no centro histórico de Angra do Heroísmo, cidade classificada como Património Mundial pela UNESCO.

Este novo espaço disponibilizará aos visitantes informações sobre a ilha Terceira e o seu Parque Natural, além da venda de produtos dos Parques Naturais dos Açores e dos seus Parceiros, bem como de bilhetes para acesso aos centros ambientais.

A ‘Loja do Parque’ inaugura um novo conceito de promoção dos Parques Naturais, do património natural e dos valores da sustentabilidade, que se pretende alargar a outros concelhos da Região.

Na ocasião, será também projetado o filme de animação "Odisseia nos Açores – A primeira viagem”, que marca o lançamento de um projeto dinâmico dirigido aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Região.

‘A Loja do Parque’, no período de 1 de outubro a 31 de maio, estará aberta de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 17h00, e aos sábados, das 09h30 às 13h00.

No período de 1 de junho a 30 de setembro, estará aberta todos os dias, das 10h00 às 18h00.

Para mais informações, os interessados podem consultar o endereço eletrónico http://parquesnaturais.azores.gov.pt/pt/.



GaCS

Sem comentários: