terça-feira, 17 de maio de 2016

Governo Regional está a desenvolver a 'Azores Cloud' para melhorar produtividade e resposta aos cidadãos

O Secretário Regional do Turismo e Transportes afirmou hoje, na Lagoa, que o Governo dos Açores está a desenvolver uma plataforma 'cloud' para garantir o incremento da produtividade da administração pública e melhorar a acessibilidade dos cidadãos a estes serviços.

Vítor Fraga falava no NONAGON - Parque de Ciência e Tecnologia de S. Miguel, na apresentação da 'Google Cloud Platform', a que presidiu em representação do Presidente do Governo.

“Por um lado, estamos a consolidar a criação de uma 'cloud' privada do Governo, permitindo uma melhor gestão dos recursos e construindo respostas que possam ser replicáveis e, por outro lado, já começámos a usar recursos de 'cloud' públicas, como a da Google e outras, de modo a termos capacidade de resposta e também diminuir os custos associados à aquisição de equipamento”, frisou o Secretário Regional, salientando que, para o Governo dos Açores, “o futuro passa por esta estratégia, ou seja, as soluções serão cada vez mais híbridas”.

“Aderir às plataformas 'cloud' é garantir que nos movemos num mundo digital, que nos oferece a desmaterialização dos processos, através de 'workflows' sustentados, processos administrativos autênticos e seguros, e uma gestão documental robusta”, afirmou. 

Vítor Fraga frisou, no entanto, que o Governo dos Açores tem "perfeita noção" de que se está ainda "no início de um processo de revolução digital, em que o uso de recursos parqueados na 'cloud' será fundamental”.

“Os próximos anos serão orientados para uma grande dinâmica, desenvolvida em torno da reforma administrativa, onde a desmaterialização dos processos será a peça-chave, garantindo-se, por esta via, uma maior proximidade, celeridade e transparência na relação com o cidadão” afirmou.

Para Vítor Fraga, “a modernização administrativa traz consigo o equilíbrio custo/benefício porque implica a redução significativa de custos no que respeita ao tempo e esforço na gestão dos processos, permitindo reafetar e rentabilizar recursos humanos, e otimizar a prestação de serviço”.

O Secretário Regional sublinhou ainda o “grande orgulho” em participar neste evento de apresentação da plataforma 'Cloud' da Google, “não apenas pelo facto de os Açores servirem de palco para a primeira apresentação a nível nacional, mas, e sobretudo, porque foi uma empresa regional [GlobalEda] a escolhida pela Google para a apoiar em Portugal, nesta matéria”.

Para Vítor Fraga, esta opção da Google é “uma demonstração de confiança na empresa açoriana e no seu capital humano”.

“Fruto de um forte investimento que a GlobalEda tem vindo a fazer ao longo dos últimos anos, hoje é possível ter nos Açores uma empresa que é referência para a multinacional norte-americana”, frisou Vítor Fraga, salientando que esta “é também uma prova de que é possível ter nos Açores empresas que se distinguem no contexto competitivo global, representando isto uma responsabilidade maior e a abertura de novas possibilidades de negócio”.

O Secretário Regional reafirmou ainda o empenho do Governo dos Açores em “transformar os Açores num local apetecível para este tipo de companhias, que tragam valor, por via da tecnologia e que promovam emprego qualificado”.

“Acreditamos que o desenvolvimento dos Açores tem de passar por sinergias que equilibrem, entre si, uma série de áreas como o ambiente, as tecnologias, a ciência, o digital, modernização administrativa e ainda, a energia”, afirmou Vítor Fraga.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: