quinta-feira, 30 de junho de 2016

Ilha de S. Jorge vai atrair mais eventos e iniciativas com infraestruturas já construídas e a construir, afirma Avelino Meneses

O Secretário Regional da Educação e Cultura afirmou, nas Velas, que as infraestruturas educativas, culturais e desportivas já construídas ou a construir na ilha de S. Jorge permitirão "atrair muito mais eventos e iniciativas".

"Com uma escola construída de novo e com um pavilhão a construir nas Velas, com uma escola em construção e um museu a construir na Calheta, a ilha de S. Jorge encontra-se já dotada ou ficará dotada brevemente de infraestruturas educativas, culturais e desportivas que, estou seguro, não tardarão a atrair muito mais eventos e iniciativas", frisou Avelino Meneses, que falava quarta-feira, em representação do Presidente do Governo, na abertura do colóquio ‘Açores e Madeira: Percursos de Memória e Identidade’.

Na sua intervenção, Avelino Meneses apontou a realização deste evento em S. Jorge como um exemplo da necessária "cooperação" entre investigadores e as instituições, salientando que “a analogia entre as ilhas, a conexão com o Reino e a correspondência com todas as margens do Atlântico" reclamam "um esforço de pesquisa nos arquipélagos, no país e no estrangeiro" e requerem "a cooperação dos  investigadores e das instituições".

Nesse sentido, considerou que a Santa Casa da Misericórdia das Velas, ao acolher este colóquio, numa parceria com o Centro de Estudos da História do Atlântico e o Centro de História de Aquém e de Além Mar, cumpre esse objetivo, mas também um “importante propósito cultural", que é “a transmissão para os vindouros da herança dos antepassados", destacando "a utilidade da História que, na base da reconstituição do passado, faculta o entendimento do presente e a projeção do futuro".

Avelino Meneses salientou, no entanto, que o entendimento do conjunto, no caso do arquipélago dos Açores, "obriga à averiguação das suas partes, sob pena da exclusão de ilações importantes, mesmo essenciais".

"Por isso, após a concentração da pesquisa em redor da Terceira e de S. Miguel, sempre dotadas de maior projeção, importa agora também o estudo das ilhas mais periféricas com desempenhos históricos bem relevantes", frisou o Secretário Regional.

Anexos:
2016.06.29-SREC-ColóquioS.Jorge.mp3

GaCS

Sem comentários: