sexta-feira, 17 de junho de 2016

Zona de derrocadas em Rabo de Peixe será alvo de intervenção preventiva, afirma Brito e Abreu

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia afirmou hoje, em Rabo de Peixe, na Ribeira Grande, que, na sequência da derrocada registada quinta-feira, a arriba onde se situa a Rua de São Sebastião será objeto de uma intervenção imediata e preventiva para provocar “o desprendimento controlado de alguns blocos que ameaçam ruir”.

Fausto Brito e Abreu acrescentou ainda que serão efetuadas “monitorizações visuais frequentes”, bem como “monitorizações topográficas para detetar pequenos sinais de abatimento ou de movimentação”.

O Secretário Regional frisou que, segundo a informação técnica do Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC), “as moradias não estão em perigo imediato que justifique, presentemente, fazer o realojamento dos habitantes” daquela zona, adiantando que será vedado o acesso de pessoas à base de toda a falésia que, por vezes, é utilizada como zona balnear.

Fausto Brito e Abreu falava aos jornalistas no final de uma reunião de trabalho com os presidentes da Câmara Municipal da Ribeira Grande e da Junta de Freguesia de Rabo de Peixe, a Autoridade Marítima e peritos da Direção Regional dos Assuntos do Mar e do LREC.

Durante o encontro, que serviu para avaliar as soluções técnicas para a zona das derrocadas, os peritos do LREC e da Direção Regional dos Assuntos do Mar, que visitaram quinta-feira o local, fizeram um ponto de situação.

“Há suspeição de ter havido alguma infiltração de águas da chuva e até de algum esgoto doméstico que possa ter acelerado este desmoronamento em concreto”, disse Brito e Abreu.

O Secretário Regional do Mar frisou que, “mesmo depois de se proteger a base da falésia da ação do mar, vão continuar a haver pequenas derrocadas” devido à instabilidade geológica daquela encosta.

Brito e Abreu afirmou que foram tomadas “medidas imediatas para garantir a segurança de pessoas e bens”, frisando, nesse sentido, que “já foi interditada a circulação automóvel na Rua de São Sebastião”.

A zona onde ocorreu a derrocada está já a ser intervencionada desde 2015 por parte do Governo dos Açores, tendo-se procedido à demolição de mais de duas dezenas de imóveis em risco, à retirada do passeio do lado norte e à construção de um muro, bem como à imposição de restrições ao trânsito naquela rua, seguindo as recomendações do LREC.

Foram também endereçadas à Câmara Municipal da Ribeira Grande recomendações de segurança para a alteração do perfil da Rua de S. Sebastião, nomeadamente para que a circulação fosse realizada apenas na faixa interior, proibido o estacionamento e interditada a circulação de peões no lado norte.

O Governo dos Açores tem previsto para aquele local uma intervenção com 350 metros de extensão, enraizada no enrocamento do contra molhe sul do Porto de Pescas, protegendo toda a baía, prevendo-se também a realização de trabalhos na vertente e na crista da arriba.

Para além da proteção da base da arriba, o projeto de execução, que estará concluído no próximo mês de julho, compreende também a impermeabilização dos terrenos desocupados na crista da arriba e a adequação do sistema de drenagem pluvial da zona, com o objetivo de mitigar a infiltração de águas pluviais na falésia, bem como a remoção cuidada de blocos instáveis e a proteção das camadas mais erodíveis do maciço com um sistema de pregagens e de betão projetado.

Anexos:



GaCS

Sem comentários: