sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Governo garante formação para certificação de competências a técnicos açorianos na área das telecomunicações




As recentes actualizações nas áreas das Telecomunicações, sobretudo a partir das novas exigências impostas com a entrada em vigor do DL 123/2009, obrigaram a alterações a nível conceptual na área, nomeadamente na estrutura geral do sistema de telecomunicações nos edifícios, bem como ao nível da formação dos próprios técnicos que operam as redes ITED.

Neste sentido, os técnicos e projectistas registados na ANACOM, e que operam na rede ITED, são obrigados a efectuar formação de actualização de competências para renovarem a carteira profissional.

Por isso, o Governo Regional, “sabendo que há dificuldades para que esses técnicos se possam deslocar ao continente, porque encarece muito a formação, tem um acordo e um protocolo com a ATEC – uma academia de formação profissional nesta área – de modo a que essa formação seja ministrada nos Açores”, afirmou o Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos.

José Contente, que visitou hoje os módulos da formação ITED/ITUR, disse ainda que de modo a responder às necessidades de formação destes profissionais, o Governo dos Açores, em parceria com a ATEC, “apostou na realização destas acções de formação para técnicos e projectistas já inscritos na ANACOM, para que possam actualizar os seus conhecimentos face à nova conjuntura das telecomunicações”.
A frequentar a formação estão 80 técnicos regionais, de várias ilhas dos Açores, distribuídos em quatro acções formativas de actualização, num total de 350 horas, dirigidas a instaladores e projectistas no regime ITED anterior, e projectistas e instaladores que não tenham formação no regime ITED anterior.

Desta forma, atingir-se-á toda a esfera dos Técnicos ITED, “assegurando a correcta adaptando dos conhecimentos destes profissionais às novas exigências desta área, garantindo uma adequada e estruturada integração numa nova geração de telecomunicações”, acrescentou o governante.

Para a realização das actividades teórico-práticas e práticas das acções de formação foi criada de raiz, no Laboratório Regional de Engenharia Civil, uma das salas mais modernas do país, uma estrutura didáctica e com todos os requisitos técnicos segundo as regras e prescrições da “2.º geração” ITED que integra toda a tecnologia, nomeadamente a Fibra Óptica, Pares de Cobre (Categoria 6) e Tecnologia Cabo Coaxial até 3 Gigahertz.

Aos formandos José Contente transmitiu ainda a ideia de que a qualificação profissional dos açorianos é um “aspecto fundamental, não só para eles estarem a par das exigências legais como para poderem vingar e singrar num mundo cada vez mais competitivo. No final desta formação terão novas competências e novas qualificações para poderem exercer a vossa actividade e terem a carteira profissional devidamente actualizada, de acordo com os parâmetros mais actuais e exigentes”.

Todos os objectivos e conteúdos das acções formativas são determinados e tutelados pela ANACOM (entidade reguladora Nacional) garantindo assim uma uniformização das acções de formação.

A ATEC tem como promotores a Volkswagen Auto-Europa, a Siemens, a Bosch e a Câmara do Comércio Luso-Alemã. Estes promotores alemães estruturam esta academia de formação e a própria Câmara do Comércio Luso-Alemã que fornece o exame.Formação para profissionais para certificar as competências dos técnicos.



GaCS/VS

Sem comentários: