
O Centro de resíduos das Flores está já em fase de testes de maquinaria e deverá iniciar um período experimental de funcionamento já em Setembro, ao mesmo tempo que se procede à formação dos operadores do equipamento.
A notícia foi avançada hoje pelo Secretário Regional do Ambiente e do Mar, durante uma visita às instalações.
Segundo disse Álamo Meneses aos jornalistas, esse período vai também ser aproveitado para adequar os sistemas de recolha de resíduos das Câmaras Municipais à nova realidade e, também, para intensificar a informação e sensibilização dos habitantes para a separação primária dos lixos.
O objectivo, acrescentou, é tornar possível ainda até ao final do ano que a ilha fique livre das lixeiras e de novas lixeiras, uma vez que todos os resíduos, excepto entulhos, podem ser entregues, sem custos, por particulares no Centro, para além da recolha a cargo das autarquias.
Álamo Meneses manifestou empenho em selar, a curto prazo, as duas lixeiras existentes, ambas situadas em zonas ambientalmente muito ricas.
Para isso, insistiu, é preciso congregar a vontade das duas autarquias e, essencialmente, das pessoas, demonstrando que o depósito de resíduos no Centro só traz vantagens para as Flores.
GaCS/FA







Sem comentários:
Enviar um comentário