quarta-feira, 6 de julho de 2011

Formação e sensibilização da população são áreas prioritárias na Protecção Civil





O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) “é uma entidade idónea que muito tem contribuído para o sentimento de segurança e tranquilidade dos açorianos”, reagiu esta tarde o Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, em relação às declarações do deputado do CDS-PP, Artur Lima.

José Contente valoriza a acção preventiva e de sensibilização, bem como a actuação diária da Protecção Civil, e defende que o clima de segurança e confiança dos açorianos relativamente ao SRPCBA só é possível graças à formação e qualificação dos profissionais.

O governante acrescenta que “não é correcto nem justo fazer declarações abusivas sobre o SRPCBA. Temos uma excelente coordenação da equipa dirigente, e que tem granjeado, inclusive, vários e os melhores elogios dentro e fora do país. Até já representou Portugal num importante exercício num cenário perto do Vesúvio, em Itália”.

O Secretário da tutela, em declarações à RTP Açores, sublinhou ainda que para além da parte operativa e operacional é preciso não confundir as coisas: a formação e a sensibilização são áreas da Protecção Civil, a cargo de pessoas qualificadas. O SRPCBA já abrangeu um universo de mais de 20 mil crianças das escolas do primeiro ciclo dos 19 concelhos da Região, e mais de três mil idosos já participaram em acções de Suporte Básico de Vida.

“Em relação ao PSD, muito espantados com a política regional e numa ânsia de permanentemente relembrarem o seu mau passado, são useiros em trazer à memória dos açorianos aquilo que eles praticaram no passado”, afirmou ainda José Contente, em resposta aos comentários de um deputado laranja, esta manhã, na Assembleia Legislativa Regional, na Horta.



GaCS/VS

Sem comentários: