terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Açores aumentaram área florestal sem prejuízo da capacidade produtiva da agropecuária


O Secretário Regional da Agricultura e Florestas anunciou hoje, na ilha do Faial, que os Açores têm vindo nos últimos anos a aumentar a sua área florestal sem prejuízo da capacidade produtiva do sector agropecuário.



A informação foi avançada por Noé Rodrigues durante a inauguração da zona de merendas do Parque Florestal do Capelo, que contou igualmente com a presença do Secretário Regional do Ambiente e do Mar.


Segundo precisou Noé Rodrigues, esta realidade resulta do facto da área que é florestada anualmente ser superior à área de arroteias, contrariando o que era a tendência num passado ainda recente.


Para o governante, a aposta do Governo no sector florestal passa, desde logo, por melhorar espécies produtivas como a criptoméria, para a qual existe já um plano de melhoria genética, e pela introdução de novas espécies de exploração económica, que devem ser criteriosamente selecionadas para preservação dos equilíbrios ambientais existentes.


Outras das preocupações governamentais nessa área relaciona-se com a necessidade da Região aumentar a capacidade de produção e disseminação das espécies autóctones, conforme referiu o Secretário da Agricultura e Florestas.


A este propósito, Noé Rodrigues destacou a circunstância de, já nesta semana, ter sido inaugurado na Terceira um centro de produção de plantas endémicas, que constituirá “um grande contributo” na disseminação das espécies autóctones do arquipélago.


Quanto ao Parque Florestal do Capelo, o governante desafiou os autarcas, empresários e associações sócio profissionais a disporem daquele espaço para os eventos que queiram realizar, adiantando que o mesmo tem atualmente “todas as infraestruturas necessárias para se poder vir aqui em qualquer altura do ano”.


“Usem este espaço porque ele é de todos nós, foi para isto que ele foi melhorado”, exortou Noé Rodrigues, lembrando que o Parque Florestal do Capelo, pelas suas diferentes valências, permite que a floresta seja olhada do ponto de vista do seu uso múltiplo.



GaCS

Sem comentários: