sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Campanha “Parque Aberto” com novas iniciativas


O Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, tem vindo a promover um conjunto de atividades em todos os Parques Naturais dos Açores a que denominou ‘’Parque Aberto’’.



Este grande conjunto de ações teve início em Outubro e ir-se-á prolongar até Abril de 2012. Durante este período serão promovidas dezenas de ações gratuitas com o intuito de envolver a população na descoberta do seu próprio património e dar a conhecer os detalhes mais emblemáticos e cativantes dos Parques Naturais.


É desta forma que os Parques apresentam um conjunto de iniciativas diversas, que nos levam a conhecer mais profundamente a beleza natural e as especificidades destas áreas. Percursos pedestres, maratonas fotográficas, aventuras infantis nos diversos Centros de Interpretação Ambiental, oficinas e workshops, exposições e desportos de natureza, são alguns dos exemplos de atividades em que poderá participar.


Ao longo do corrente mês de janeiro, o leque de oferta é especialmente diversificado. Na Ilha de Santa Maria, no dia 28, decorre o evento Poetizar o Parque Natural. Na Graciosa haverá um Concurso de Fotografia até ao final do mês e na Ilha Terceira propõem-se dois trilhos pedestres (14 e 28 Janeiro). No Auditório das Velas de São Jorge está patente uma exposição até dia 29 de Janeiro.


Na Ilha do Faial, durante a tarde de 22 de Janeiro, o Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos estará de portas abertas para quem quiser participar gratuitamente na atividade “Tire a ciência do saco”. Será uma tarde cheia de ciência e divertimento a ser passada em família, com jogos, descobrindo curiosidades e muito mais.


Com a implementação deste grande projeto de sensibilização, que decorrerá ao longo de meses, pretende-se aumentar a consciência ambiental e dar a conhecer a importância fundamental da qualidade natural e ecológica das Ilhas dos Açores. Assim, contribui-se igualmente para a sustentabilidade e qualidade de vida de todos os residentes.



GaCS

Sem comentários: