quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Governo conta com o empenho dos enfermeiros para um Serviço Regional de Saúde cada vez melhor


A Diretora Regional da Saúde relevou, quarta-feira, ao fim da tarde, em Ponta Delgada, a grande satisfação do Governo, na implementação do projeto-piloto “Enfermeiro de Família” que está em curso no Centro de Saúde de Vila Franca do Campo, e que resulta de uma atuação conjunta com a Ordem dos Enfermeiros.



Sofia Duarte, que falava em representação do Presidente do Governo, na sessão solene de posse dos novos órgãos da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros, enalteceu o exercício da profissão de Enfermagem e a sua importância para a prossecução dos objetivos do setor da Saúde na Região Autónoma dos Açores.


A diretora regional reafirmou que uma política de Saúde eficaz se orienta por linhas de prioridades, ações e procedimentos indispensáveis para garantir a resposta fundamental às necessidades da saúde da população, respondendo, de igual modo, às expectativas daqueles que trabalham no setor, por forma a garantir a qualidade do seu desempenho.


Sofia Duarte destacou o interesse do conhecimento dos resultados de um estudo elaborado pela comissão regional do Observatório da Ordem dos Enfermeiros para os Cuidados de Saúde Primários sobre a satisfação dos enfermeiros que exercem funções em centros de saúde da Região. Através dos seus resultados, prosseguiu a diretora regional, impõe-se uma reflexão acerca da intervenção nos fatores que condicionam a satisfação dos profissionais de Enfermagem fase à qualidade do exercício profissional e do aperfeiçoamento das condições para o seu desempenho.


A Diretora Regional da Saúde salientou, ainda, a função da Ordem dos Enfermeiros que tem como desígnio fundamental promover a defesa da qualidade dos cuidados de Enfermagem, bem como, o desenvolvimento, a regulamentação e o controlo do exercício da profissão e evidenciou, também, a importância que a Universidade dos Açores, através das suas escolas superiores de enfermagem, tem assumido nas questões da Saúde.


A formação dos profissionais de Enfermagem, reconhecida a nível nacional como altamente habilitada é, na opinião da diretora regional, o fruto do empenho e competência colocadas no ensino da Enfermagem, quer na formação de base, quer nas formações pós graduadas e de especialização que têm sido desenvolvidas.


Sofia Duarte referiu, a este respeito, a aposta da Escola Superior de Enfermagem de Ponta Delgada na formação especializada dos enfermeiros em Enfermagem de Saúde Comunitária e o projeto da Escola Superior de Enfermagem de Angra do Heroísmo de criação de um Centro de Estudos de Enfermagem.


Por fim, a Diretora Regional da Saúde disse que o Governo Regional dos Açores continuará a contar com a colaboração empenhada dos enfermeiros no sentido da existência de um Serviço Regional de Saúde que sirva sempre melhor os utentes açorianos.



GaCS

Sem comentários: