quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Governo assegura pagamentos às Casas de Saúde da Região


O Secretário Regional da Saúde disse hoje que os hospitais da Região já estão em condições de proceder aos pagamentos às Casas de Saúde da Região e garantiu que em nenhuma circunstância os vencimentos dos funcionários destas instituições estarão em causa, por atrasos de pagamento.



Na reunião realizada hoje, em Angra, com as direções das Casas de Saúde, Miguel Correia assegurou que foi já efetuada uma transferência de um milhão de euros e que na primeira semana de Fevereiro será transferida uma segunda parcela, colocando a situação “em prazos normais”, de modo a permitir, no futuro, “um bom funcionamento das instituições”.


Foi também transmitido que “o pagamento atempado dos salários é um valor que temos de manter, tanto mais que estas instituições são uma extensão do Serviço Regional de Saúde”.


Da reunião de hoje sai também o compromisso de rever o protocolo com estas instituições, que data de 1982 e portanto está desatualizado em relação aos tratamentos que fazem presentemente.


O objetivo é reformular o acordo para garantir uma melhor prestação de cuidados e dar mais segurança às Casas de Saúde. Pretende-se definir qual é a missão das instituições e que ações vão desenvolver, tendo em conta, também, que os hospitais de Angra de Ponta Delgada vão dispor de enfermarias para internamento de doentes agudos.


Foi confirmada a necessidade de passar a haver equipas móveis de apoio ao domicílio que façam outro tipo de acompanhamento aos doentes.


A intenção é estabelecer preços diferenciados para cada uma destas atividades que servirão de base à revisão do protocolo em vigor.



GaCS

Sem comentários: