segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Transportes públicos somaram mais de oito milhões de passageiros nos Açores


Em 2010 foram transportados na Região Autónoma dos Açores cerca de 8,3 milhões de passageiros nos transportes públicos. A ilha das Flores registou o maior crescimento no número de passageiros transportados, mais de 77 400 utentes optaram pelos autocarros, depois de o Governo Regional ter reformulado o serviço público na ilha, garantindo novos autocarros, itinerários e horários.



As das ilhas de S. Jorge e Graciosa, seguidas das ilhas de Santa Maria e Terceira também registaram um aumento no número de passageiros transportados em 2010, revela o estudo “Estatísticas dos transportes de passageiros na Região Autónoma dos Açores”, elaborado pela Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos.


A ilha de S. Miguel detém cerca de 70 por cento dos passageiros transportados na Região, 5,8 milhões de passageiros por ano, seguindo-se a Terceira com 1,8 milhões de passageiros transportados, representando 22 por cento.


Recorde-se que nestas ilhas o executivo açoriano já introduziu o passe social, uma mais-valia para as famílias açorianas que passaram a ter maiores descontos nas viagens de autocarro. Para José Contente o passe social não representa apenas uma poupança do orçamento familiar, mas também significa um atrativo para a utilização dos transportes públicos, substituindo a viatura particular, o que traz ganhos significativos em termos ambientais e energéticos.


Em relação à distribuição do fluxo de passageiros pelos meses do ano, verifica-se que o transporte coletivo de passageiros está fortemente dependente do transporte de crianças e jovens em idade escolar, uma vez que os períodos de férias escolares apresentam decréscimos para cerca de metade do fluxo de passageiros transportados.


Quanto a outro indicador estatístico, o número de passageiros transportados por quilómetro - unidade de medida correspondente ao transporte de um passageiro na distância de um quilómetro, ou seja, corresponde ao somatório dos quilómetros percorridos por cada passageiro, nos diversos percursos – refira-se que, em 2010, foram transportados 100 258 passageiros por quilómetro de percurso, o que corresponde a um aumento em relação ao ano de 2009, que totalizou 97.886 mil passageiros.


As ilhas de S. Miguel, Terceira e Pico registam os percursos de maiores dimensões quilométricas, razão pela qual apresentam maiores rácios de utilização de passageiros por quilómetro.



GaCS

Sem comentários: