terça-feira, 24 de janeiro de 2012

“ Jovens com Futuro” é o novo sítio da Direção Regional da Juventude


O sítio “Jovens com Futuro”, cujo endereço é o http://jovenscomfuturo.azores.gov.pt/, é um projeto da Direção Regional da Juventude que vem no seguimento da estratégia de disponibilização de meios de melhor gestão da informação e tem como objetivo disponibilizar aos jovens informações várias que lhes possam ser úteis no seu dia-a-dia.



É neste sentido que se integra o “SIJA”- Sistema de Informação Juvenil dos Açores. Este sistema de informação visa o desenvolvimento de redes, assessorias e infraestruturas que facilitem a comunicação e o acesso dos jovens à informação, plural, ampla e atualizada.


O “SIJA” engloba, para isso, três ações: Centros de Juventude, Redes de Informação e Comunicação ao Jovem e Mediação e Assessoria ao Jovem.


Facilitar o acesso da juventude à informação para o exercício da cidadania é outro objetivo que se pretende alcançar com o sítio “Jovens com Futuro”. Agregando diversos programas destinados a esta faixa etária, o sítio organiza-se segunda as grandes áreas promotoras da emancipação da juventude: Educação/ Formação, Trabalho/ Emprego, Empreendedorismo/Criatividade e Habitação.


Esta plataforma, apelativa e organizada por áreas vem, deste modo, proporcionar aos jovens mais uma ferramenta de pesquisa de informação.


Manter aberto o canal de comunicação entre a juventude açoriana e o Governo dos Açores, através da direção Regional da Juventude, é também o propósito deste sítio, uma vez que são permitidas opiniões e comentários relativos à plataforma.


“Jovens com Futuro” disponibiliza informação relativa a todos os departamentos e serviços públicos e privados regionais, nacionais e internacionais, que ofereçam apoios aos jovens açorianos.


Programas como o “Estagiar”, desenvolvido pelo Governo dos Açores para facilitar a transição para a vida ativa dos Jovens recém-formados, e o “Inov-Art”, que promove estágios profissionais a nível internacional, são apenas alguns dos programas que surgem na área “ Emprego/Trabalho”.


Na área “Habitação” os programas de apoio habitacional como o “Porta 65” e “Famílias com Futuro” são sugeridos aos jovens de modo a proporcionar uma melhor qualidade de vida.


Outros exemplos de informação útil, desta vez na área de Educação/Formação, é o “Guia Internacional da Universidade dos Açores” que tem por objetivo dar a conhecer melhor aquela Universidade e facilitar a integração dos estudantes no âmbito académico e cultural.

Finalmente, no contexto das artes e empreendedorismo surgem no novo sítio “Jovens com Futuro” a área “Empreendedorismo/Criatividade”, que alberga programas como o “Labjovem”- cujo intuito é incentivar e promover os jovens criadores da região, e “Educação Empreendedora: O Caminho para o Sucesso”- um projeto virado para a Educação em Empreendedorismo, aplicado às escolas dos Açores.


Programas como o “Otl J”, “Cartão Interjovem”, “Bento de Gois” e “Fórum Jovem”, entre outros, podem ser encontrados na categoria “outros programas Juventude”.



GaCS

Sem comentários: