terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Apesar da crise, há hoje menos beneficiários do RSI nos Açores do que em 1999


O número de beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI) nos Açores é hoje substancialmente inferior ao que acontecia por exemplo em 1999, indicou hoje a Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social.



De acordo com Ana Paula Marques, apesar do contexto internacional ser completamente diferente, existem actualmente nos Açores 18.283 beneficiários do RSI contra 27.666 em 1999.


Mesmo assim, adiantou a governante, a situação no arquipélago, malgrado o crescimento do desemprego, é melhor que no restante território nacional.


Segundo avançou Ana Paula Marques, por cada 1000 habitantes há 41 desempregados nos Açores, 67 no continente português e 80 na Madeira.


Apesar de tudo, o Governo dos Açores colocou em prática “medidas activas” de apoio aos desempregados, referiu a Secretária do Trabalho e da Solidariedade Social, acrescentando que o executivo tem consciência de que, se há menos dinheiro na economia e se a própria classe média deixa de receber os subsídios de férias e de Natal, é natural que haja pessoas com maiores dificuldades.


De resto, adiantou Ana Paula Marques, foi tendo em consideração essa realidade que o Governo, já no decurso do ano passado, criou o Fundo de Compensação Social para apoiar as famílias que necessitam deste apoio, aumentando o abono de família, majorando o abono de família e aumentando em 10% o complemento regional de pensão.



GaCS

Sem comentários: