terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Secretário da Saúde reúne com Delegada nos Açores da Associação Nacional de Farmácias


O Secretário Regional da Saúde reuniu hoje com a Delegada nos Açores da Associação Nacional de Farmácias para definir o modelo de dispensa de medicamentos em dose unitária, que poderá ter interesse para as farmácias comunitárias.



O regime de unidose pode ser implementado em duas modalidades, a dose individualizada que está vocacionada mais para as farmácias junto dos hospitais e das urgências para quando uma pessoa necessita de uma quantidade específica de medicamentos para tratar uma situação pontual.

A dose unitária tem especialmente a ver com os doentes crónicos, podendo as farmácias dispensar os medicamentos separados, com a indicação do dia e hora, em que devem ser tomados, de acordo com a prescrição médica, evitando assim que esses doentes se esqueçam de alguma toma ou o façam duas vezes.

Na preparação da legislação da unidose, a Associação Nacional de Farmácias demonstrou intenção de desenvolver esta possibilidade. A sugestão foi considerada na legislação produzida e, agora, a Secretaria da Saúde pretende criar as condições para a sua implementação.

A Associação Nacional de Farmácias ficou de se pronunciar sobre esta possibilidade, de modo a se enquadradar na legislação.

A reunião de hoje serviu também para fazer um ponto da situação dos pagamentos à Associação Nacional de Farmácias, confirmando-se que neste momento estão totalmente pagas as dívidas vencidas às farmácias.

Segundo Miguel Correia “até ao dia 18 de Janeiro, foram pagos 10,5 milhões de euros e foi colocado a zero a dívida vencida à Associação Nacional de Farmácias”.

Foi um esforço que o Governo Regional fez, mas que lhe permite estar em melhor situação que, por exemplo, a Região Autónoma da Madeira que deve valores superiores a 70 milhões de euros de comparticipações.

“Nos Açores estamos agora com prazos normais de pagamento”, disse Miguel Correia, situação que foi também afirmada pela Delegada da Associação Nacional de Farmácias.

No que respeita aos hospitais, já foi feito um reforço financeiro para que possam implementar os respetivos planos de pagamentos. No hospital de Angra esses pagamentos já se iniciaram e o mesmo acontecerá com os restantes hospitais.



GaCS

Sem comentários: