domingo, 29 de janeiro de 2012

“Filarmónicas fazem parte da nossa identidade açoriana e são exemplo de determinação”, afirma Vasco Cordeiro


“A determinação de todos quantos contribuíram durante décadas para manter vivas instituições centenárias como a Estrela d’Alva deve, num momento como o presente, ser um exemplo para daí recolher inspiração e seguir por diante” disse este sábado, durante a abertura de uma exposição dedicada aos 125 anos daquela sociedade filarmónica de Santa Cruz, Lagoa, o Secretário Regional da Economia.


De facto, acrescentou Vasco Cordeiro, “num momento em que tanto se fala de globalização, de esbater diferenças, estas instituições cumprem um papel fundamental da nossa vida em sociedade, e de como o nosso povo se organiza para fazer cultura”. “Mais do que a nossa identidade como Região, elas representam a nossa identidade como açorianos”, salientou.

Vasco Cordeiro, que participou na abertura da exposição, patente na Câmara Municipal de Lagoa, em representação do Presidente do Governo, salientou ainda que “além de um exemplo e de um incentivo, aqueles que hoje fazem parte dessas instituições têm uma grande responsabilidade: não são apenas herdeiros ou testemunhos de um passado, carregam esse testemunho para os nossos dias mantendo-o vivo”.

“Ao longo de um período tão extenso de atividade não terão sido poucos os momentos de dificuldade, de tentação de fechar a porta. Mas houve sempre a determinação para ultrapassar esses momentos e esse é também um incentivo para todos os que hoje dedicam parte do seu tempo a estas instituições”, concluiu.



GaCS

Sem comentários: