quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Foca cinzenta encontrada no Faial a caminho de Quiaios


Uma foca cinzenta foi encontrada esta terça feira por populares no porto da Ribeirinha, no Faial, Açores, tendo sido entregue à guarda dos serviços da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, revelou fonte oficial.

O animal, segundo Frederico Cardigos, diretor regional dos Assuntos do Mar, "parece estar em boas condições", embora esteja "um pouco debilitado", provavelmente por falta de alimento.

Frederico Cardigos disse à Lusa que esta foca cinzenta poderá ter vindo da costa francesa, mais precisamente de Brest, onde existe uma comunidade de animais da mesma espécie, ou então da costa leste do Canadá, onde a presença de focas é mais comum.

"Este é o segundo exemplar desta espécie que foi arrojado neste inverno", afirmou, recordando que, no final de dezembro, outra foca cinzenta deu à costa na ilha Graciosa, mas acabou por falecer devido aos ferimentos que apresentava.

A foca encontrada no Faial foi observada pelos cientistas do Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP) da Universidade dos Açores, sendo depois encaminhada de avião para o Centro de Reabilitação de Animais Marinhos, em Quiaios, na Figueira da Foz.


Figueirense

Sem comentários: