quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Governo Regional transfere verbas para centros de saúde e hospitais


O Secretário Regional da Saúde anunciou hoje, em Ponta Delgada, que já foram transferidas verbas para os centros de saúde da Região Autónoma, permitindo-lhes passar o ano económico sem dívida.



Na sessão comemorativa do 53.º aniversário da Escola Superior de Enfermagem de Ponta Delgada, Miguel Correia revelou, também, que os centros de saúde, no arquipélago, já pagaram a dívida vencida às farmácias, aos laboratórios de análises clínicas e aos fornecedores de medicamentos.


Falando em representação do Presidente do Governo, o titular da pasta da Saúde garantiu, igualmente, que o executivo açoriano transferiu verbas para os hospitais das ilhas e que estas unidades de saúde já iniciaram os seus pagamentos em atraso.


Sublinhou, que o Governo Regional está a equilibrar as contas das Casas de Saúde, adiantando que nunca esteve em causa os vencimentos dos seus funcionários ao considerar que aquelas instituições são uma extensão do Serviço Regional de Saúde.


Advogou, no entanto, que é preciso contrariar a cultura da despesa que vinha fazendo crescer as dívidas de ano para ano no sector da saúde.


Para Miguel Correia, felizmente já se conseguiu inverter essa situação, registando-se agora uma desaceleração do crescimento da dívida.


O Secretário Regional da Saúde reafirmou que a dispensa de medicamentos em unidose será uma realidade em 2012 nos hospitais dos Açores e asseverou que esta medida, já em vigor, permite uma poupança nas comparticipações, envolvendo menos custos para as pessoas em matéria de aquisição de fármacos.


O governante açoriano disse, ainda, que estão a ser preparadas com a Associação Nacional de Farmácias soluções muito interessantes ao nível da dose unitária, podendo-se, deste modo, criar novas formas de oferta de serviços, dispensando, por exemplo, os medicamentos a pessoas com doenças crónicas com indicação dos respetivos dias e horas de toma da medicação.


Nesse sentido, salientou que este ano o Governo Regional vai admitir mais enfermeiros, devido à redução de horas extraordinárias nos hospitais e referiu que o executivo açoriano continuará a manter em funcionamento o programa “Estagiar-L”, considerado único a nível nacional de apoio à integração de jovens licenciados no mercado laboral.


Asseverou que o Governo Regional continuará a desenvolver os investimentos em infraestruturas que deem melhores condições de acesso aos utentes, e em equipamentos que permitam acompanhar as tecnologias num sector onde a inovação é permanente.


Miguel Correia, que enalteceu o papel desenvolvido pelas duas escolas superiores de enfermagem da Universidade dos Açores, localizadas respetivamente em Ponta Delgada e na cidade de Angra do Heroísmo, disse, por outro lado, que o Governo Regional vai criar 10 equipas móveis de enfermeiros com formação em cuidados continuados e paliativos, dando apoio diário a mais de 100 doentes no domicílio.



GaCS

Sem comentários: